Sapoti – O Que é? Como Plantar? Como Comer e Fazer o Suco?

O sapoti é é uma fruta originária do México na América Central. Lá a fruta é conhecida pelo nome de Zapoti.  Historicamente o sapotizeiro era utilizado na fabricação de vários produtos, como o chiclete por exemplo. As partes utilizadas para este fim eram a fruta, o látex do tronco e a madeira.

Quando está maduro, o sapoti é bastante saboroso, doce e nutritivo. Em suas propriedades estão presentes os minerais P 9, K 173, Ca 28, Mg 17, S 21 e F 06. Além das vitaminas do complexo A, B1, B2, B3 e ácido ascórbico em poucas quantidades.

O que é o Sapoti?

O sapoti é uma fruta exótica com sabor adocicado e textura macia. É rico em nutrientes essenciais ao corpo. É excelente antioxidante e contém vitaminas e fibras que garantem uma melhor digestão dos alimentos. Esta fruta também é conhecida pelos nomes de chiku, sapota e sapodilla.

Embora seja uma fruta brasileira e leve a diversos benefícios à saúde, o sapoti não é comum de se encontrar. Isto porque ele é mais popular e se desenvolve melhor em determinadas regiões do norte e nordeste. O sapoti possui casca fina, polpa macia, doce e bem saborosa e alguns poucos caroços grandes e fáceis de remover. A melhor forma de apreciá-lo, ainda é retirando da árvore e comendo de imediato.


Benefícios do Sapoti

Por ser composto de substâncias tão benéficas a saúde o sapoti dispões de variados benefícios que você conhecerá a seguir.Foto da fruta Sapoti inteira e cortada ao meio

A fruta é rica em fibras e exatamente por isso ele atua como um laxante natural e é altamente recomendado para quem sofre com o intestino preso. Por ser rico em vitamina do complexo A, o sapoti atua em benefício da saúde dos olhos. Esta vitamina ajuda a proteger os olhos de possíveis danos causados a retina. A vitamina C presente na fruta tem forte poder de manter o sistema imunológico em dia, além de atuar como poderoso antiviral e antibacteriano. Se for ingerido 100g de sapoti na verdade você estará colocando em seu corpo, cerca de 96 calorias. A princípio pode parecer algo maléfico para quem deseja emagrecer. Mas se consumi-lo com moderação, poderá ajudar a emagrecer porque o sapoti consegue transformar o açúcar do sangue em energia para o corpo.

O sapoti contém os minerais cobre, ferro e potássio. Eles mantêm a saúde em dia e ainda ajudam a deixar o corpo livre da anemia. Outro benefício do sapoti é o retardo do envelhecimento precoce. Como possui antioxidantes em sua composição, o sapoti combate o efeito que os radicais livres provocam no corpo. Além de prevenir várias doenças.

Contém fibra solúvel e por isso permite a melhora da digestão. Também age na proteção de infecções do intestino. Esta fruta também é capaz de prevenir o câncer do cólon de útero e da cavidade oral, além de deixar essas regiões limpas.

Seus usos

As indústrias já perceberam o bem que o sapoti faz ao corpo e por isso o utilizam na preparação de variados produtos para o consumidor. Mas esta fruta é mais consumida em seu estado in natura. Neste estado é mais fácil encontrá-la em mercados populares.

Por ter ganhado popularidade, o sapoti deixou de ser apenas uma fruta para degustação e passou a ser utilizado para o preparo de vários alimentos. Hoje é possível encontrar no mercado xarope, sorvete, geleia, sucos e variados doces. Para você compreender a variedade de alimentos a serem feitos com o sapoti, ensinaremos como preparar um delicioso doce de sapoti tropical. Acompanhe e não deixe de fazer!

Você precisará de 500 g de sapoti, 2 xícaras de chá de açúcar mascavo, 200 ml de água e uma colher de sopa de suco de limão. Coloque os 200 ml de água em uma panela com o açúcar mascavo, dissolvendo-o em seguida. Deixe em fogo médio por pelo menos 5 minutos. Depois acrescente as frutas já descascadas e sem os caroços juntamente com o suco de limão. Cozinhe e de vez em quando mexa. Repita este processo até que crie a consistência de uma calda. Depois de pronto, mantenha-o refrigerado.

Como comer o Sapoti?

Para quem é adepto de uma alimentação regrada e gosta de usufruir de todos os benefícios dos alimentos, é preferível que o sapoti seja apreciado em seu estado fresco. Não tem complicações na hora de comê-lo. É só parti-lo ao meio e retirar a casca para saboreá-lo.

Para desfrutar ao máximo de seus benefícios, o ideal é consumir a fruta fresca. Comer sapoti não é nada complicado: basta parti-lo ao meio, retirar a casca e as sementes e se deliciar com seu sabor docinho. Essa fruta amiga da saúde também pode

Como fazer o sucoCopo com Suco de Sapoti

O suco de sapoti, além de ser delicioso, ainda possui alguns benefícios tais quais: trata resfriados e gripes, ajuda a saúde mental, minimiza náuseas e tonturas no período da gravidez, cura diarreia, fortalece a imunidade, é antibacteriano, entre outros. Por isso, você precisa aprender como fazer o suco de sapoti e aqui, aprenderá como.

Utilize 200 gramas de sapoti cortado e sem a casca, 4 colheres de sopa de açúcar, 1 xícara de água e gelo quanto quiser. Bata todos os ingredientes no liquidificador até que fiquem homogêneos e sirva em seguida. Esta receita serve duas pessoas.

Como plantar Sapoti?

Pegue uma vasilha pequena e transparente e faça uma estufa colocando papel no fundo e molhando com água. Coloque a semente e tampe a vasilha. Ao longo do dia abra a vasilha e umedeça mais um pouco a semente. Lembre-se de deixá-la em local que tenha luminosidade. Ela precisa de luz para se desenvolver.

O processo de germinação irá durar entre 14 e 17 dias. Após este período começará a nascer os brotos nas sementes. Neste ponto é chegado o momento de levar as sementes para a terra. Deixe em local com sombra e espere que ela cresça bonita e saudável.