Rabanete – Como Fazer Salada de Rabanete? Benefícios e Tipos

O rabanete apresenta um sabor refrescante e levemente picante. É muito usada em saladas e em conserva. Também é conhecida pelos suas propriedades medicinais, que trazem diversos benefícios a saúde.

O rabanete pertence à família das Brassicaceaes e ao gênero Raphanus.

Tipos de Rabanete

Existem variados tipos de rabanetes, com características peculiares Confira, a seguir, os principais tipos de rabanete:

  • Cherry Bell: tipo de rabanete que apresenta uma casca bastante avermelhada, redonda e brilhante. Sua polpa é branca e firme. O sabor é suave e menos picante em comparação aos outros tipos de rabanete.
  • Comprido: rabanete mais comum, que tem formato alongado, casca vermelha e pontas brancas.
  • Copenhague: rabanete com forma globular. Apresenta casca vermelha e polpa branca macia.
  • Beret: tipo de rabanete com formato arredondado. Tem casca vermelha intensa e polpa branca firme.
  • Rábano: rabanete com formato cilíndrico. Apresenta casca vermelha intensa e polpa branca firme e picante.

Benefícios do Rabanete

O rabanete é uma hortaliça que oferece diversos benefícios a nossa saúde. Ele ajuda a prevenir doenças e contribui no processo de tratamento. Confira os principais benefícios do rabanete para o nosso organismo:

  • Ajuda a prevenir ao câncer: a hortaliça é rica em isotiocianato – uma substância que comprovadamente ajuda a prevenir diversos tipos de câncer. Além disso ajuda no tratamento dessas doenças.

O rabanete, inclusive, passou por pesquisas da Universidade Tecnológica de Jawaharlal Nehru (Índia). Esses estudos apontaram que a hortaliça tem poder de bloquear a reprodução de células cancerígenas de seres humanos.

  • Bom para tratar a icterícia: a ação desintoxicante do rabanete promove a purificação do sangue. Isso estimula a produção dos glóbulos sanguíneos vermelhos – sendo, assim, muito eficaz no combate à icterícia. A hortaliça ainda reduz nos níveis de  bilirrubina no sangue – otimizando o tratamento contra a doença.
  • Ajuda na perda de peso: o rabanete é um ótimo aliado para quem deseja emagrecer, perder peso ou manter a boa forma física. Isso porque ele é pobre em calorias e estimula o metabolismo, fazendo com que queimemos mais calorias. A hortaliça também é rica em fibras – o que diminui a absorção de calorias pelo organismo e ajuda no bom funcionamento intestinal – algo fundamental para a perda de peso.Maço de Rabanete
  • Bom para a diabetes tipo 2: devido a sua alta quantidade de fibras, o rabanete reduz a absorção de açúcar pelo metabolismo. Assim, reduz os níveis de glicose no sangue, ajudando a manter a diabetes tipo 2 sob controle.
  • Faz bem ao sistema cardiovascular: o rabanete é fonte de antocianinas – substâncias com alto poder antioxidante, que diminuem a incidência de problemas cardiovasculares. O seu consumo reduz a homocisteína, agente que pode aumentar o risco de problemas cardiovasculares, como ataques cardíacos, acidente vascular cerebral (AVC), tromboembolismo, infartos, entre outros.

Mais excelentes Benefícios do Rabanete

  • Ajuda a tratar problemas urinários: a hortaliça possui alto efeito diurético, o que estimula a liberação da urina, sendo um ótimo aliado para quem tem dificuldades na hora de urinar. Também ajuda a tratar inflamações no trato urinário e aliviar sintomas como dores e a sensação de queimação ao urinar.
  • Bom para o Sistema respiratório: o rabanete tem o poder de combater congestões no sistema respiratórios. Ele reduz irritações nas narinas, na traquela e nos pulmões – provenientes de alergias, gripes, resfriados, sinusites, entre outros problemas. Também ajuda a eliminar muco e secreções retidos nas vias respiratórias e na garganta.
  • Ajuda a ter uma Pele saudável: devido ao seu alto teor de água, ajuda a manter a boa hidratação da pele. Ainda é fonte de vitaminas do complexo C, vitamina C, zinco e fósforo – que previnem o envelhecimento precoce e deixam a pele mais viçosa e macia.
  • Bom para tratar picadas de insetos: o rabanete contém ação antipruriginosa, que alivia a coceira ocasionada pela picada de insetos. Para obter esse alívio recomenda-se compressas de chá de rabanete nos locais afetados.
  • Ajuda a abaixar a febre: a hortaliça possui propriedades analgésicas e anti-inflamatórias. Isso ajuda a abaixar a febre ocasionadas por processos diversos de inflamação, como na garganta.

Outros excelentes Benefícios do Rabanete

  • Contribui para o ganho de massa muscular: o rabanete é um excelente aliado para quem pratica atividades físicas e deseja ganhar mais massa muscular. Isso porque ele é uma rica fonte de proteínas,, que contribui para a construção e reparação muscular.
  • Bom para o fígado e a vesícula biliar: o consumo frequente do rabanete ajuda a proteger o figado e a vesícula biliar. Contribui com a prevenção do desenvolvimento de infecções e úlceras. Ainda aumenta a produção da secreção da bile do fígado, assegurando seu bom funcionamento e ajudando em todo o processo de digestão de alimentos.

Propriedades

O rabanete é uma hortaliça rica em propriedades medicinais. É fonte de proteínas, vitaminas do complexo B, vitamina C, zinco e fósforo.

Também possui isotiocianato  – uma substância que ajuda a impedir a proliferação de células cancerígenas. Assim, previne e combate diversos tipos de câncer.

O rabanete ainda tem ação colagoga, colerética, antibiótica, anti-inflamatoria, mucolítica (dissolve mucos e secreções), diurética, analgésica, antioxidante, entre outras. Também é fonte de fibras, apresenta alto teor de líquidos e contém antocianinas – substâncias que reduzem a incidência de problemas cardiovasculares.Ainda tem ação antipruriginosa, que trata picadas de insetos e alergias cutâneas.

Malefícios do Rabanete

Embora o rabanete possua excelente propriedades medicinais e traga diversos benefícios para saúde, o seu consumo exagerado pode trazer malefícios. O consumo exagerado da hortaliça pode, por exemplo, causar irritações gástricas. Portanto, o rabanete deve ser consumido com moderação por quem tem doenças como gastrite e úlceras estomacais.

O rabanete também deve ser consumido com precauções (somente 1 vez na semana) por pessoas que tem problemas na glândula tireoide. As propriedades da hortaliça podem piorar a doença.

Além disso, por um lado o rabanete acelera o metabolismo, ajudando a emagrecer. Por outro, porém, a hortaliça costuma estimular o apetite, fazendo a pessoa comer mais – o que prejudica os resultados de dietas para emagrecimento.

Como consumirPrato com Salada de rabanete

O consumo mais comum do rabanete é em forma de salada ou em conserva – puro ou como parte de picles.

Como fazer a salada de Rabanete

A seguir você confere como fazer uma salada de rabanete light. Veja como prepará-la:

Ingredientes:

  • 3 rabanetes médios picados
  • 5 folhas de alface
  • 3 tomates médios
  • suco de limão a gosto
  • azeite a gosto
  • sal a gosto

Modo de Fazer:

  1. Lavar bem as folhas de alface, de preferência usando vinagre para remover qualquer microrganismo presente na verdura. Pique as folhas e reserve.
  2. Lavar e descascar os rabanetes e cortas em rodelas finas. Reserve.
  3. Cortar os tomates em rodelas médias e reservar
  4. Agora, misture todos os ingredientes em um refratário e tempere com limão, azeite e sal a gosto
  5. Consumir a salada logo após o seu preparo