Quiabo – Como Fazer? Como Tirar a Baba? Como Plantar? Benefícios

O quiabo, embora muita gente não saiba, pode oferecer muitos benefícios para a saúde. Fruto do quiabeiro, o quiabo é natural da Etiópia, e foi trazida para o Brasil por escravos africanos. Abaixo, daremos mais informações de como o quiabo pode ser mais útil do que se imagina.

Para que serve?

Esse vegetal serve para o preparo de inúmeras receitas, como baiano caruru, frango com quiabo, além de ficarem bem com outras carnes também. Suas sementes oferecem óleo que pode ser consumido.

Existe uma grande variedade desse vegetal, são eles:

– Campinas 1 e 2


– Santa Cruz

– Chifre-de-veado

– Amarelinho

– Green Velvet

– Alecrim

– White Velvet

Benefícios do QuiaboFoto de Quiabo

A seguir, veremos os benefícios que o quiabo oferece:

  • Ajuda a manter a saúde do sistema cardiovascular: diminui a absorção de glicose e suas fibras ajudam a diminuir também o colesterol.
  • Ajuda a emagrecer: possui poucas calorias, por isso, é indicado que seja inserido na dieta.
  • Ajuda o sistema digestivo: a mucilagem presente na “baba” do quiabo contribui para uma boa movimentação do bolo alimentar no trato intestinal. Ela se liga às gorduras e às toxinas e ajuda na sua excreção e também das fezes.
  • Bons para diabéticos: uma pesquisa realizada em ratos diabéticos indicou que o quiabo possui propriedades antihiperlipidêmicos e antidiabéticos.
  • Tem ação anticâncer: alguns testes indicaram que o quiabo possui uma proteína capaz de inibir que células cancerígenas da mama se proliferem em 63%.
  • Fortalece o sistema imune: possui agentes antioxidantes, que ajudam a prevenir doenças causadas por radicais livres.
  •  É bom para os ossos: fonte de vitamina K, o quiabo possui propriedades anti-hemorrágicas, importante para manter a saúde dos ossos.
  • Ajuda a manter a saúde dos olhos: os compostos carotenoides (luteína, betacaroteno e zeaxantina) e a vitamina A presentes no quiabo ajudam a evitar doenças oftalmológicas.
  • Bom para os cabelos e para a pele: a ação antioxidante da vitamina A ajuda a amenizar o aparecimento de acne, rugas e cicatrizes. Aplicar a baba do quiabo nos cabelos promove ação condicionante e dá mais brilho aos mesmos.

Propriedades

O quiabo é fonte de Vitaminas A, B2, B6, C, K, de cálcio, alfa-tocoferal, alanina, ácido ascórbico, arginina, glicosideos, ácido as pártico, gossipol, gossipetina, leucina, isoleucina, histidina, ácido mirístico, ácido palmítico, ácido linolênico, ácido oleico, quercetina, pectina, ácido pantotênico, ácido esteárico, amido e enxofre. Tem as propriedades medicinais demulcente, anti-helmíntica e antiparasitária.

O uso do quiabo é indicado para ajudar no tratamento de diarreia, irritação e inflamação do estômago, rins e intestino, verminoses, disenteria e problemas relacionados com a febre tifoide.

Também é usado para tratar bronquite, catarros e tosses, gastrite, colite, vômitos, desidratação por causa da diarreia, tumor externo, feridas e úlceras, sendo que, nesses três últimos casos, usa-se a folha.

O quiabo é um produto emoliente, considerado um laxante mecânico e refrescante para os intestinos. Seu uso também é recomendado para tratar afecções pulmonares e serve como alimento para pessoas com tuberculose.

Quiabo emagrece ou engorda?

Se usado na dieta, o quiabo ajuda a emagrecer. Para isso, ele deve ser preparado cru, cozido ou refogado. No entanto, como qualquer outro alimento, ele não deve ser consumido em excesso. Todo alimento em grandes quantidades pode ser prejudicial para a dieta.

O quiabo possui apenas 30 calorias por porção de 100 gramas cru. E também é rico em fibras, capazes de aumentar a saciedade, fazendo com que a fome demore mais para para chegar novamente. Suas fibras ajudam na digestão de alimentos. Também é capaz de equilibrar os níveis de açúcar no sangue.

Como fazer Quiabo?

Vejamos abaixo como preparar o quiabo refogado:

Ingredientes:Prato com quiabo frito

– 1/2 kg de quiabo

– 1 cebola cortada em rodelas

– 2 colheres de sopa de óleo

– sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de Preparo

Lave e seque bem os quiabos. Retire as suas duas pontas e pique-os em rodelas de cerca de 1 cm. Aqueça o óleo e frite a cebola. Acrescente o quiabo. Tempere com o sal e com a pimenta-do-reino. Deixe em fogo baixo, tape a penela, e vá acrescentando água aos poucos até que ele fique macio. Sirva como um acompanhamento para carnes.

Como tirar a baba do Quiabo?

Para retirar a baba que o possui, pode pingar algumas gotas de limão enquanto está sendo cozido. Ou então deixá-lo de molho com vinagre ou limão por cerca de 30 minutos antes do cozimento.

Como plantar?

Coloque as sementes de molho por um dia para que a germinação seja mais rápida. Ela ocorrerá em, aproximadamente, uma semana. Se forem plantadas antes de ficarem de molho, podem demorar até 3 semanas para germinarem. Pode-se plantar as sementes em vasos pequenos para, depois de alcançarem 10 ou 15 cm, elas serem transplantadas para o local definitivo. Ou pode-se plantá-las diretamente no local definitivo.

O quiabeiro pode chegar a até 2 metros de altura dependendo das condições ambientais onde se encontram e do seu cultivo. A colheita acontece entre 60 e 80 dias após o seu plantio e pode durar alguns meses. Para colher, espere até que o quiabo esteja com um bom desenvolvimento, mais ainda macio e brilhante. Se demorar demais para colher, ele poderá ficar fibroso e impróprio para o uso, pois endurece bastante.