Nabo – Como fazer nabo? Emagrece? Receitas com Nabo, Benefícios

Da família dos tubérculos, o nabo é um alimento com poucas calorias e muitas vitaminas, essenciais para a manutenção da saúde.

Seu consumo acontece desde a época dos gregos e romanos, sendo que seu cultivo ganhou o mundo e desenvolveu-se melhor em terras de clima temperado, como o Brasil. Trazido pelos colonizadores portugueses, o alimento é consumido até os dias de hoje.

Para que serve?

A principal função do nabo está relacionada a alimentação. Consumidos crus, especialmente em saladas, eles são refrescantes e com leve gosto amargo.

Se forem servidos cozidos, podem ser incorporados em sopas e purês, ou ainda, em forma de conservas. Vale ressaltar que suas folhas também são comestíveis, com sabor próximo ao da mostarda.


Tipos de Nabo

Há diversas variedades de nabo. As hibridas (com raiz comprida), chamadas de Natsu Minouwas. Também tem a Tokinashi Kokabu; Purple Topwhite Globe; Chato Francês; Shogoin e Snowball.

Já na região amazônica as mais comuns são: Branco Chato; Colo Roxo; Comprido Japonês e Branco-Redondo.

As variedades mais conhecidas e consumidas são: chato francês, Snowball; purple top e comprido japonês.

Benefícios do NaboNabos na terra

Seja consumido cru ou cozido, o nabo proporciona diversos benefícios para o corpo. Isso se dá pelos nutrientes presentes, que são essenciais para a saúde humana.

O nabo age em algumas partes específicas do corpo. Para entender melhor seus benefícios destacamos dez.

  1. Sistema cardiovascular: pela presença de potássio ele atua como vasodilatador. Reduz a pressão sanguínea e o esforço sobre o coração.
  2. Fibra dietética: reduzem os níveis de colesterol e previne a diabetes. São também componentes chave no processo digestivo, prevenindo doenças gastrointestinais.
  3. Depressão: o folato presente no nabo atua diretamente na diminuição da depressão, caso consuma o alimento regularmente.
  4. Perda de peso: com baixo teor calórico e altos níveis de fibra solúvel, o nabo libera a grelina, hormônio responsável pela sensação de fome.
  5. Sistema imunológico: composto por vitaminas antioxidantes, elas protegem o corpo contra invasores e subprodutos tóxicos produzidos pelo próprio metabolismo celular.
  6. Crescimento: Devido todas suas propriedades saudáveis o nabo torna-se uma boa opção de alimento, especialmente para crianças que estão em fase de desenvolvimento.
  7. Artrite Reumatoide: a presença de betacaroteno nas folhas do nabo traz a vitamina A, que está em falta para quem sofre de artrite.
  8. Tosse: o nabo é ótimo para o tratamento de distúrbios no brônquico, como tosse, asma e bronquite. O alimento atua ainda a melhorar a congestão pulmonar.
  9. Deficiência: o folato presente no nabo está ligado também a redução de decifiências de nascença em crianças. Ele também otimiza os processos metabólicos relacionados a produção de energia.
  10. Processos digestivos: eles são otimizados porque o nabo ajuda a eliminar o desperdício e aumentar a obtenção de nutrientes.

Outros benefícios

Mas estes não são os únicos benefícios proporcionados pelo nabo. Ele ainda ajuda a proteger os olhos, especialmente para a prevenção de catarata.

A pele e cabelos também são beneficiados com o consumo regular, visto que a presença de vitamina C ajuda a evitar o envelhecimento precoce. Ela atua ainda na prevenção de manchas e rugas.

Já em relação aos cabelos, o cobre presente no nabo auxilia na manutenção da cor dos fios. O mineral é fundamental no processo de síntese da melanina.

Propriedades

Os benefícios são proporcionados pelos elevados níveis de potássio, manganês, magnésio, fósforo, zino e ferro. Se não bastasse, o alimento conta ainda com altas porcentagens de vitaminas, sendo elas a B, C, E e K. Também possui elevados níveis de fibras e algumas proteínas.

Além do próprio nabo, as folhas também trazem propriedades benéficas para o corpo. Elas são fonte de betacaroteno, e contém vitamina K, C, folatos e cálcio. Conta ainda com luteína, uma substância antioxidante.

Uma porção de 100 g fornece 28 calorias, sendo 6,43 g em carboidratos, 0,9 g proteína, 0,1 gordura e 1,8 g fibras. O que reforça os benefícios para a alimentação.

Nabo emagrece?

Assim como citamos, um dos benefícios do nabo está ligado ao emagrecimento. O alimento geralmente está incluso em dietas que visam a perda de peso com saúde.

Por apresentar poucas calorias e boas quantidades de fibras, o nabo ajuda a promover a saciedade, logo, você consumirá menos comida.

Receitas com Nabo

Como fazer salada de Nabo

Algumas pessoas acham o nabo muito amargo, mas se preparado corretamente é possível saborear uma deliciosa refeição e com muitos benefícios para o corpo.

Para ajudar na prepação da uma boa salada de nabo vamos trazer três receitas com combinações diferentes, para que você experimente em sua casa.

Receitas

  1. Salada de nabo com beterraba e cenoura

Ingredientes:

  • 1/2 beterraba ralada;
  • 1/2 xícara de chá de nabo cortado em cubos;
  • 1/2 xícara de chá de cenoura ralada;
  • Sal;
  • Suco de limão;
  • Azeite de oliva;

Modo de preparo:Nabos

Em uma saladeira misture a beterraba, nabo e cenoura. Use o sal, suco de limão e azeite para temperar.

2. Salada de nabo com maçã

Ingredientes:

  • 1 nabo;
  • 1 cenoura;
  • 1 maçã;
  • 3 folhas grandes de alface;
  • Suco de 1 limão;
  • Suco de 1 laranja;
  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva;
  • Sal;
  • Pimenta do reino;

Modo de preparo:

Limpe o nabo, cenoura, e maçã e corte-os em cubinhos. Depois lave as folhas de alface e deixe secar. Prepare um molho misturando o azeite, suco do limão e da laranja, sal e pimenta. Coloque o nabo, cenoura, maça e alface em uma vasilha e tempere com o molho.

3.Salada de nabo com aipo e nozes

Ingredientes:

  • 4 nabos cortados;
  • 8 maçãs picadas em rodelas;
  • 1 maço de rabanete cortado em rodelas;
  • 1 aipo picado;
  • 1 pepino cortado em rodela;
  • nozes;
  • uvas-passas;
  • sal;
  • pimenta;
  • azeite de oliva;

Modo de preparo:

Em uma vasilha coloque os nabos, maçãs, rabanete, aipo, pepino, nozes e uvas-passas. Tempere com o sal, pimenta, azeite de oliva e com outro tempero de seu gosto.

Na mesa

Deu para perceber que o nabo é um alimento que deve estar na dieta de crianças e adultos, não é mesmo?

Aproveite as nossas sugestões de salada e tente agora mesmo incluir o tubérculo em sua rotina alimentar. Aproveite todos os benefícios proporcionados por ele.