Mexerica – Benefícios, Tipos de Mexerica, Maneiras de Comer, Engorda?

Chamada de mexerica no sudeste, bergamota no sul, mimosa no noroeste o nome oficial da fruta é tangerina. Ela é parente da laranja, é rica em vitamina C e possui diferentes tipos para todos os gostos.

Então, para saber um pouco mais sobre essa saborosa fruta, continue lendo e descubra tudo o que você precisa saber sobre a mexerica. Vamos lá?!

Benefícios da Mexerica

Como não poderia ser diferente, a mexerica é uma fruta bastante completa com fibras, vitaminas e nutrientes que fazem com que ela ofereça muitos benefícios a quem a consome. Então, veja quais são esses benefícios:

  • Faz bem para a pele

Por ser rica em vitamina C, ela pode fornecer um terço da dose diária recomendada da mesma. Como essa vitamina possui ação antioxidante, ajuda a cuidar da saúde e da beleza da pele.

  • Faz bem para o cabelo

A vitamina B12 é essencial para manter as cabelos fortes e saudáveis, ajudando também no seu crescimento. Pois o fato é que essa vitamina, entre outras do complexo B estão presentes na mexerica.

  • Ajuda na perda de peso

A mexerica possui poucas calorias e é rica em fibras. Isso ajuda a emagrecer sendo que pose ser consumida sem medo de ganhar peso.

  • Fortalece o sistema imuneFoto de uma Mexerica inteira e uma cortada

Também por causa da vitamina C, a tangerina pode ajudar a fortalecer as defesas do organismo, aumentando a imunidade. Assim o corpo fica mais protegido contra a ação de doenças.

  • Controle do diabetes

Por ser rica em Nobiletin, que é um bioflavnoide, a mexerica e excelente na prevenção e controle do diabetes, especialmente o do tipo 2.

  • Favorece à saúde bucal

Por ser fonte de vitamina C, fósforo e cálcio. ela faz bem à boca, deixando os dentes mais saudáveis e fortes. Além disso, ajuda a prevenir uma série de problemas como a gengivite.

Além disso, a mexerica oferece diversos outros benefícios para que a consome, tais como:

  • Ajuda a prevenir o câncer
  • Melhora o processo de digestão
  • Dá energia para o corpo
  • Ajuda a manter a hidratação
  • Melhora a visão

Propriedades

A primeira coisa que se pensa quando o assunto é a tangerina, é na Vitamina C. No entanto, embora seja rica nessa vitamina, a fruta ainda possui muitas outras, além de minerais.

Ela possui muitas vitaminas, como Vitamina A e vitaminas do complexo B e C. Além disso, ela ainda apresenta minerais como potássio, cálcio, fósforo, sódio e ferro.

Oque muitas pessoas não sabem e que a combinação de Cálcio e Fósforo com vitamina C são aliados para a formação de ossos resistentes e saudáveis.

Mais do que isso, a vitamina A presente na mexerica e uma ótima aliada para os olhos e a pele. Ajuda na proteção e resistência à infecções.

Tipos de Mexerica

Existe uma grande variedade de tipos de mexerica no mundo inteiro. No entanto, claro, algumas são mais cultivadas do que as outros. Então, veja os tipos mais cultivados dessa fruta:

  • Ponkã
  • Mexerica
  • Dancy
  • Tangerina-cravo
  • Montenegrina
  • Dekopon

Veja agora mais alguns tipos de tangerina existentes:

  • Tangerina Satsuma: originária do Japão, a maioria de suas plantações se encontram lá. Ela é a mais resistente ao frio e seus gomos são suculentos e doces.
  • Tangerinas Clementinas: frutos de tamanho pequeno e médio originário da tangerina comum. Em um ano, a plantação oferece muitos frutos de tamanho pequeno e no outro ano fornece poucos frutos e tamanho maior.
  • Tangerina comum: incluem-se nesse grupo todas as tangerinas de origem no mediterrâneo. São praticamente todas produzidas em exportação familiar.
  • Híbridas: são tangerinas resultantes do cruzamento de espécies.

Além dessas ainda podemos citar a tangerina Owari, Clausellina, Okitsu Wase, Fina, Clemenules, Oroval, Marisol, Oronules, Esbal e muitas outras.

Qual a diferença entre Mexerica, Tangerina e Ponkan?

Tanto a mexerica quanto a Pokan são tangerinas e possuem aroma e sabor bastante semelhantes. No entanto, ambas possuem diferenças que são importantes.

A mexerica, por exemplo, vem da planta Citrus deliciosa ao passo que a pokan vem da Citrus reticulada, que é de onde vêm a maioria das outras variedades.

Uma outra distinção entre elas e que a mexerica possui uma quantidade mais significativa de óleos essenciais em sua casca. Isso deixa o característico cheio ácido e forte ao descascar a fruta.Copo com suco de mexerica

Outra grande confusão se dá por causa dos diferentes nomes. No RS ela é bergamota, nas outras regiões mimosa e em determinados locais é mexerica. No entanto, sempre está se referindo à mesma fruta.

Mexerica engorda?

Muito pelo contrário! A mexerica pode ser uma excelente aliada na dieta, sem falar nos benefícios para a saúde. Isso porque, normalmente, é um alimento de baixa caloria e com muitas fibras.

Existem estudos que indicam que 100 gramas de tangerina possuem entre 50 e 60 calorias. Esse é um valor ótimo, especialmente quando comparado com alimentos à base de farinha, gordura ou açúcar.

Por isso, não há nada melhor do que adotar a fruta na alimentação como um lanche ou sobremesa. Além disso, a mexerica é rica em fibras, o que ajuda no funcionamento do intestino, acabando com a constipação. Esse é outro ponto fundamental para a perda de peso.

Outras maneiras de comer a Mexerica

Existe uma grande variedade de maneiras de comer mexerica para quem não deseja comer a fruta pura. Ela pode, por exemplo, ser adicionada a uma salada de frutas em pequenos pedaços.

A mexerica também pode ser acrescentada à saladas verdes, ajudando a dar mais suculência a elas. Outra forma de consumir a fruta é em sucos. Assim, há uma maneira indireta de aproveitar seus benefícios. No entanto, é importante não dispensar o bagaço para ter mais nutrientes.

O suco da mexerica também pode ser extraído para entrar na composição de molhos e marinadas. As cascas ainda podem ser cristalizadas para serem consumidas como doce. Há quem ame cascas de frutas cristalizadas.

Se você quiser ainda pode fazer compotas, doces ou geleias da fruta, aproveitando todo o seu sabor.

Pronto, agora você já sabe um pouco mais sobre a mexerica, seus benefícios, propriedades e como ela pode ser útil na dieta. Aproveite essas informações.