Manjericão: Conheça seus 13 Benefícios para Saúde!

O manjericão é uma planta que tem a sua origem na África e na Ásia, mas que seu cultivo se deu muito bem em diversos países, incluindo o Brasil.

Destaque-se, principalmente, pelo seu sabor marcante e único – sendo um ingrediente para diversos pratos. A planta, porém, também é repleta de propriedades nutricionais e medicinais, que trazem benefícios diversos a nossa saúde.

Para que serve o Manjericão?

Além do seu uso na gastronomia, o manjericão traz diversos benefícios à saúde. Seu consumo, por exemplo, tem ação antibacteriana, faz bem para a pele, protege a saúde dos olhos, melhora a nossa memória, alivia os sintomas do estresse excessivo e outros muitos benefícios.

O manjericão é um alimento rico em vitaminas A, C e K. Também é fonte de cálcio, manganês, ferro , cobre e ômega 3.


Tipos e variedades

Os especialistas apontam que existem cerca de 60 tipos e variedades de manjericão espalhados pelo mundo. A  seguir, porém, falaremos dos 5 tipos mais comuns de manjericão encontrados no Brasil:

Tipo de Manjericão
Tipo de Manjericão (Foto reprodução)
  1. Manjericão alfavaca ou Manjericão comum: é o tipo mais consumido no nosso país. Caracteriza-se por ter folhas finas e sabor de intensidade moderada.
  2. Manjericão Miúdo ou Manjericão Francês: tem um aroma mais suave que os demais tipos. Suas folhas são pequenas e delicadas, além de seu pé dar lindas flores brancas.
  3. Manjericão Roxo: tem sabor suave, por isso é mais usado em saladas. Também deixa pratos lindos quando usado para decorá-los, devido à sua coloração roxa.
  4. Manjericão Thai Sweet: planta originária da Tailândia. Tem um saber bem intenso – o que o torna especial para a preparação de receitas. Suas folhas são mais espessas e carnudas. São mais comuns em regiões do estado do Rio Grande do Sul.
  5.  Manjericão italiano: apresenta um agradável cheiro intenso e tem folhas de espessura grossa e formato curvado. É excelente para usar em receitas especiais, porém, se consumido cru possui sabor amargo. Assim, recomenda-se fervê-lo antes de comer.

Benefícios do Manjericão

Como já mencionado, o manjericão é fonte de diversos nutrientes e vitaminas. Contribui para a prevenção de diversas doenças, além de ajudar no tratamento de vários males. A seguir, confira os principais benefícios do Manjericão para a saúde:

  • Bom para a saúde do Coração: a planta é fonte de magnésio – um nutriente que contribui para que os vasos sanguíneos se tornem mais flexíveis e facilitem a circulação do sangue. Também contém potentes antioxidantes, que promovem a redução dos índices do colesterol ruim (LDL), prevenindo diversas doenças. Suas altas quantidades de vitamina A e beta-caroteno ainda oferecem proteção as células e evita a ação dos radiciais livres. Também contribui para a redução da formação de placas de gorduras nas artérias.
  • Efeito anti-bacterianas: o manjericão ajuda a nos proteger de diversos problemas causados por bactérias. Isso porque o alimento é rico em óleos como linalol, stragole, eugenol, cineol, mirceno, sabineno e limoneno – que ajudam a prevenir ataques bacterianos, Tais óleos ainda ajudam a exterminar microrganismos nocivos ao organismo.
  • Ajuda na prevenção do câncer: o consumo da erva ajuda a prevenir diversos tipos de câncer. Rico em antioxidantes, o manjericão contribui para impedir o desenvolvimento de células cancerosas. Ainda contém flavonóides, que protegem contra a ação de radicais livres e impedem processos de oxidação no organismo. É excelente para ajudar na prevenção de câncer como o de pele e o mama.
  • Trata gripes e resfriado: um chá de folhas de manjericão pode ser um ótimo remédio natural contra gripes e resfriados. Isso porque a planta é rica em  C, o que contribui para reduzir o muco formado por esses doenças. Ainda reduz tosses e sintomas desagradáveis de dores de garganta e bronquites, além de ajudar no tratamento da malária e da dengue.

Outros excelentes Benefícios do Manjericão

Benefícios do Manjericão
Benefícios do Manjericão (Foto reprodução)
  • Bom para a saúde dos olhos: o manjericão é fonte rica de carotenóides, como a Zea-xantina. Tal nutriente ajuda a proteger a retina ocular das ações nocivas dos raios UV do sol. Ainda contribui para a prevenção de processos de degeneração ocular em pessoas de mais idade.
  • Ajuda na prevenção da artrite reumatoide: as folhas do manjericão contém muitas propriedades anti-inflamatórias. Isso faz com que se limite a ação da enzima ciclooxigenase – que contribui muito para evitar doenças como a artrite reumatoide.
  • Bom para pedras nos rins: os diversos nutrientes do manjericão contribuem para reduzir as dimensões das pedras nos ruins. Ainda ajuda na otimização das funções do trato urinário, chegando a promover a expulsão das pedras.
  • Trata a anemia: a planta é um excelente aliado para combater processos anêmicos. Isso porque o manjericão é fonte de ferro, elevando os índices da hemoglobina no sangue.
  • Bom para a diabetes tipo 2: os óleos contidos nas folhas do manjericão melhoram o funcionamento do pâncreas, fazendo com que ele tenha a produção de insulina estimulada. Com isso, os portadores de diabetes do tipo 2 apresentam menos glicose no sangue e conseguem controlar a doença de forma natural.

Mais excelentes Benefícios do Manjericão

  • Ajuda em inflamações bucais e dentárias: ao mastigar as folhas de manjericão, diversos tipos de inflamações bucais e dentárias podem ser amenizadas. As propriedades presentes na plantam ajudam a controlar e tratar esses processos inflamatórios.
  • Excelente para a memória: o manjericão é um excelente aliado para turbinar a nossa memória. Isso se deve porque a planta é rica em corticosterona – agente que ajuda a melhorar as funções cerebrais responsáveis pela memória. O manjericão ainda ajuda a estimular a irrigação sanguínea do cérebro, reduzindo possíveis danos cerebrais,
  • Reduz os sintomas do estresse: as propriedades da planta promovem uma sensação de relaxamento no corpo e na mente. Com isso, os sintomas do estresse excessivo, como irritabilidade e nervosismo, são reduzidos. Ainda estimula a sensação de bem-estar.
  • Bom para a pele: com suas propriedades anti-microbianas, o manjericão é excelente para a pele. Ele age, por exemplo, reduzindo os incômodos sintomas de cortes, lesões, feridas e picadas de insetos. Ainda contribui bastante para o tratamento da leucoderma – despigmentação da pele. Também dá uma ajudinha para a estética, pois com seus antioxidantes e óleos retarda o processo precoce de envelhecimento e evita o desenvolvimento de manchas da pele. Além disso, controla a oleosidade da pele, evitando espinhas e cravos e atua contra o eczema – um tipo dermatose.

Malefícios de seu uso

Apesar dos muitos benefícios oferecidos pelo manjericão, em determinadas ocasiões ele pode fazer mal. Durante a gestação, por exemplo, é recomendado evitar consumo excessivo da planta.

Também é indicado evitar consumir o manjericão, sem autorização médica, pessoas que possuem epilepsia ou alergias intensas.

Qual o uso medicinal do Manjericão?

Além dos benefícios já mencionados do manjericão para saúde, a planta possui outros usos medicinais. O manjericão é, por exemplo, um bom analgésico natural para dores causadas por artrites ou problemas nas articulações em geral.

Também ajuda nas funções respiratórias. O seu consumo reduz os sintomas de tosses, bronquites e asmas. Isso devido à presença do óleo eugenol, do magnésio e do beta-caroteno.

A planta ainda é benéfica para o bom funcionamento do sistema circulatório, reduzindo o risco de casos de batimentos cardíacos irregulares.

Como fazer o chá de Manjericão?

O chá de manjericão traz diversos benefícios à saúde, além de ser extremamente fácil de preparar. A seguir, confira como fazer o chá de Manjericão:

Chá de Manjericão:

Chá de Manjericão
Chá de Manjericão (Foto reprodução)

Ingredientes:

  • 10 folhas de manjericão
  • 1 litro de água

Modo de preparo

  1. Lave bem as folha do manjericão
  2. Coloque a água para ferver e quando ela esquentar, adicione as folhas do manjericão
  3. Deixe a infusão fervendo por cerca de uns 5 minutos
  4. Desligue o fogo e tampe o chá durante 10 minutos para apurar
  5. Coe a infusão
  6. Consuma o chá de manjericão morno ou frio

Para aproveitar as propriedades nutricionais e medicinais do chá de manjericão consuma de 3 a 4 xícaras por dia.

Como plantar?

É fácil ter um pé de manjericão. Ele pode ser plantado na sua própria casa, no quintal, em floreiras ou em vasos grandes.

Para o seu plantio é preciso providenciar uma terra fértil (adubada) e fofa. As sementes devem ser alocadas em uma profundida de apenas 1 cm. Cada buraco que você fizer pode receber 2 ou 3 sementes da planta.

Vale ressaltar que o manjericão aprecia a luz solar. Portanto, procure colocar a plantação sob o sol ou luz natural por cerca de 4 ao dia.

As regas não precisam ser feitas diariamente, pois o manjericão não precisa de água constantemente. Regue a sua plantação a cada 2 ou 3 dias e sem encharcar. Mantenha apenas a terra úmida.

A germinação do manjericão é rápida. Dentro de 10 a 15 dias você já observará o crescimento da planta.

Embora o manjericão seja uma planta de fácil cultivo, ela também necessita de podas. Para que sua plantação esteja sempre saudável e repletas de folhas, observe constantemente se há ervas daninhas crescendo em meio ao cultivo ou folhas secas ou estragadas, removendo-as delicadamente.

Pergunta dos leitores

Para que serve o banho de Manjericão?

Muitas pessoas adicionam manjericão para banhos de infusão. Esse processo traz muitos benefícios a pele, devido a sua alta concentração de antioxidantes. Assim, o banho de manjericão ajuda a renovar e hidratar a pele, deixando sua aparência mais bonita, saudável e com aparência mais rejuvenescida.

Ainda os banhos de imersão de manjericão costumam reduzir os sintomas do estresse e do cansaço.

Chá de Manjericão emagrece?

O Chá de Manjericão não tem o poder de emagrecer, mas pode ajudar no processo de perda de peso. Isso porque como a maioria dos chás, ajuda a acelerar o metabolismo e tem efeito diurético, eliminando os inchaços do corpo e afinando a sua silhueta.