Manga (Fruta) – Tipos, Formas de Consumir, Propriedades e Benefícios

A manga é o fruto oriundo da Mangífera indica L. ou simplesmente mangueira. Esta árvore é da família Anacardíaceae e sua origem vem do sul e sudeste asiáticos. Ela é bastante consumida nas Filipinas, Índia, Angola, Moçambique, Brasil e diversos países de clima tropical. A manga ganhou popularidade através dos portugueses, quando passaram a conhecer a fruta através de uma troca por temperos.

O composto urushiol contido na manga pode provocar dermatite de contato. Por isso, quem é alérgico ao látex deve evitar comer esta fruta por correr o risco de iniciar um processo alérgico. O risco maior em relação a alergia se encontram na seiva e na casca da planta.

Na intenção de comercializar a fruta rapidamente e lucrar mais, os produtores aceleram o processo de amadurecimento colhendo o fruto verde e inserindo carboneto de cálcio. Este composto é proibido em diversos países por conter propriedades tóxicas ao corpo humano. Por isso, sempre é indicado comprar a fruta de lugares com procedência e que desenvolva o processo de forma orgânica.

Elas são excelentes para o nosso corpo, pois contém o antioxidante betacaroteno que ajuda a fortalecer a imunidade. Este antioxidante mantém distante do nosso corpo as bactérias e toxinas que são tão maléficas. A vitamina A presente na manga, nos protege dos radicais livres que são responsáveis por acelerar o envelhecimento do corpo.


Se você costuma inserir a manga em seu cardápio, acompanhe este artigo e descubra os diversos benefícios que ela tem a oferecer para o seu corpo.

Benefícios da manga frutaManga inteira e cortada em fatias

Pelas suas propriedades medicinais, a manga possui diversos benefícios a saúde. Acompanhe alguns.

A manga previne um transtorno ocular que ocorra normalmente ao envelhecermos, o chamado degeneração macular. Este problema dificulta que possamos enxergar pequenos detalhes com clareza. Por conter o antioxidante zeaxantina, a manga age na proteção dos olhos contra doenças associadas a idade e aos raios solares. Para quem sofre com problemas digestivos ela é amplamente indicada porquê contém enzimas digestivas responsáveis por facilitar a correta absorção dos alimentos e um melhor trânsito intestinal. Melhora o sistema digestivo graças aos bioativos terpenos, aldeídos e éteres.

Para os anêmicos, ela age na prevenção da anemia. É muito importante para as mulheres que costumam sofrer mais com este problema por causa do sangue expelido com o fluxo sanguíneo. Seu consumo regular irá ajudar a aumentar a quantidade de glóbulos vermelhos no organismo e os níveis de ferro passam a serem controlados graças a vitamina C presente na fruta. Para mulheres grávidas, a manga é bastante recomendada. Isto porque neste período a mulher tende a perder ferro. A manga também fornece no período de gravidez, boa dosagem de ácido fólico, substância importantíssima para o desenvolvimento do feto.

Fortalece os ossos e ajuda na coagulação do sangue por causa da presença de vitamina K. Esta vitamina favorece a absorção de cálcio. Por isso, o consumo de uma manga por dia irá ajudar que sofre com problema nos ossos. A vitamina B6 contida na manga é capaz de promover melhora das funções do cérebro. Ela conecta os neurônios para melhorar suas noites de sono. Esta vitamina também é responsável por melhorar nossa concentração, memória e potencializar a circulação sanguínea que chega ao cérebro.

Benefícios da casca da manga

Não é só a fruta que leva benefícios a saúde. A casca também possui propriedades que ajudam a manter o corpo saudável. Continue lendo este artigo e descubra os maravilhosos benefícios que a casca da manga levam ao corpo.

  • Extremamente benéfica para a saúde dos olhos;
  • Tem pode de reduzir o colesterol;
  • Ajuda a perder peso;
  • É um excelente oxidante;
  • É benéfica na prevenção o câncer;
  • Ajuda a manter a boa saúde da pele;
  • Controle o açúcar do sangue;
  • Aumenta o desejo sexual;
  • Melhora a saúde do cérebro;
  • Permite um período equilibrado durante a gravidez;
  • Melhora a digestão.

Propriedades

A manga é composta por potássio, cálcio, magnésio, vitamina A, vitamina B, vitamina C, fibras, e cobre. Estas substâncias são essenciais para proteção do corpo contra algumas inflamações, além de fortalecer o sistema imunológico. O consumo de meia manga diariamente estará ajudando-o a manter o equilíbrio da pressão arterial.

As vitaminas A, B6, C, K, riboflavina e ácido fólico presentes na manga atuam melhorando a distribuição de oxigênio e nutrientes no nosso corpo, além de melhorar o ritmo cardíaco. Suas propriedades são capazes também de regular a hipertensão.

Tipos de manga fruta

Existe a manga rosa, bastante popular no Centro Oeste e Nordeste brasileiro. Seu nome ocorre devido a sua cor rosada e por vezes avermelhada. Esta manga é arredondada e grande e bastante consumida em sucos ou in natura. Na manga espada encontramos características de comprimento e cor esverdeada. É um das espécies mais antigas do país e a mais consumida também.

A manga bourbon é bastante utilizada em conservas. Ela é bem sensível e pode passar por algumas doenças comuns em plantas e frutos. Sua característica é a cor verde amarelada na casca.

A manga ourinho possui o fruto pequeno e arredondado, com casca amarelada, mas bastante resistente. Ele costuma durar mais tempo após retirado da árvore. Se não estiver estragada, pode ser consumida após cair naturalmente ao chão. A manga tommy atkins é a mais exportada pelo mundo e no Brasil, a mais cultivada. Sua casca possui variedade de roxo, vermelho e amarelo quando o fruto se encontra maduro.

A manga combate a anemia?

A anemia é um problema bastante em comum entre as mulheres, por causa da quantidade de sangue que é expelida durante a menstruação. Caso você sofra com anemia, saiba que  manga combate sim este problema. Por isso, faça a ingestão da fruta com regularidade para aumentar a quantidade de glóbulos vermelhos no organismo.

Diferentes formas de consumir a manga frutaRecipiente com salada de frutas com manga

Corte rodelas da fruta e corte a polpa em pedaços horizontais. Empurre a parte da casca para a frete, a fim de deixar os pedaços mais expostos e prontos para serem saboreados. Você poderá também pegar os cubos que ficam e colocá-los em uma tigela para ir comendo com uma colher. Só é possível cortar a manga desta maneira se ela não estiver muito madura. O cubos também poderão ser utilizados para preparar um deliciosa salada de frutas.

Embora as mangas se encaixem melhor em sobremesas ou saladas de fruta, elas também podem ser adicionadas ao prato principal. É possível, por exemplo, preparar um molho adicionando manga, mamão, coentro, abacaxi e suco de limão e introduzindo-o a carne, camarão ou frango. Junto com batatas fica bem saboroso também!  As mangas podem ser adicionadas ao iogurte, sorvete, pudins e tortas ou simplesmente comê-las fatiadas. Se você é adepto a doces, uma boa dica é amassar as mangas para fazer doces deliciosos e para quem não dispensa um drinque aos fins de semana, elas dão um sabor todo especial a sua bebida.

Como selecionar as melhores mangas?

Para escolher as mangas é preciso tocá-la para sentir se estão muito moles ou duras demais. Elas devem estar macias e lisas, mas se você pretende comprar essa fruta para consumi-la depois, prefira pelas frutas mais firmes.

A primeira vista, a manga deve ter bom cheiro e estar roliça principalmente no caule, porque assim tem-se a certeza de estarem maduras e em boa qualidade. Se tiver pigmentos marrons, não tem problema, mas fuja das mangas finas ou achatada já que estas, podem apresentar mais fibras. Na região do caule o cheiro deve ser adocicado e forte. Não as compre caso apresentem odor azedo, pois deverão estar passadas, fermentadas e não ideais para consumo.  Pesquise os tipos de mangas existentes para saber como melhor escolhê-las. Isto porque, algumas pessoas tendem a comprar manga pela cor que apresenta, mas é preciso lembrar que por serem variadas, suas colorações também o são.