Mandioquinha – Como fazer? Engorda? Como Plantar? Benefícios


Mandioquinha –  batata baroa, batata-salsa, cenourinha-amarela, cenourinha-branca, aipim branco. Esses são os nomes pelos quais a mandioquinha é conhecida.  Mas, pouco importa o nome pelo qual você a chama. O que importa, é que essa raiz, bastante nutritiva e bem comum no Peru e Equador, vem sendo muito apreciada no Brasil e uma vez que entrou no prato dos brasileiros, chegou para ficar. São várias as iguarias que podem ser feitas com essa gostosura. Pães, escondidinhos, tortas, purês, bobós e até mesmo pudins.

Dona de um sabor insubstituível, a mandioquinha ganha a coroa de rainha por ser apreciada por todos, desde crianças bem pequenas à idosos. A mandioquinha, literalmente, não sai da boca daqueles que tem a oportunidade de experimentá-la.

Benefícios e propriedades da Mandioquinha

Esse alimento incontestavelmente saboroso possui propriedades anti-inflamatória, anticancerígena, antifúngica e antioxidante. Para quem deseja alcançar os benefícios trazidos pela mandioquinha, aconselha-se o seu uso de forma versátil, devido a facilidade em consumi-la e de elaborar pratos com elas:. sopas,chips,farofas, etc…

A mandioquinha possui uma série de nutrientes importantes para o desenvolvimento saudável do nosso corpo. Vejamos seus nutrientes e alguns de seus benefícios.Mandioquinhas


  • cálcio – muito presente, previne e combate a osteoporose. O cálcio age diretamente na formação e fortalecimento dos ossos, cartilagens e dentes.
  • magnésio, fósforo e manganês – esses minérios são potentes aliados na luta contra a anemia. Age contra os sintomas mais comuns da TPM (Tensão Pré Menstrual), desde as dores de cabeça, as cólicas e o mau humor.
  • potássio – a mandioquinha é indicada para compor a dieta de hipertensos. Pois, com a presença concentrada de potássio, auxia a regular a pressão arterial.  Além disso, ajuda na recuperação muscular.

São benefícios de sobra não é mesmo? Mas se você pensa que parou por aí, saiba que está completamente enganado. A presença de carboidratos em sua composição, faz com que esse elemento funcione como auxiliar na digestão e funcione como riquíssima fonte de energia.

Além da presença de carboidratos, esse alimento é uma fonte riquíssima de vitaminas do complexo B,C,E e K.

Mandioquinha engorda?

O ano começou, logo chegou o carnaval. Você curte, toma aquela cervejinha e come uma porção de comidinhas de rua. Depois, chega a páscoa. Você papa todos os doces, afinal, não da pra resistir  a chocolate e pascoa só ocorre uma vez no ano.

Passou a páscoa, vamos começar a dieta? Sim, até que você começou, mas o mês de maio passou rápido e em junho começou aquele São João que você adora. Você não aguenta e  cai de boca nas iguarias juninas. Você reinicia  sua dieta e as festas de fim de ano chegam.

É difícil fazer dieta no Brasil não é mesmo? Nosso país é cheio de festas e nossa culinária altamente diversificada, é realmente difícil resistir as guloseimas brasileiras.

Mas, temos uma boa notícia pra você que se preocupa em manter a boa forma. Com poucas calorias e uma quantidade generosa de fibras, e carboidratos, a mandioquinha é um alimento bastante consumido por atletas, pois é uma excelente fonte de energias.

Segundo as fontes do Blog Pede Sabores  “a dúvida se mandioquinha engorda ou não vem exatamente desses carboidratos que ela oferece. Como possui um índice glicêmico alto, a digestão da batata é mais rápida, o que pode provocar o aumento dos níveis de açúcar no sangue .Quando as taxas de açúcar no sangue estão elevadas, mais insulina é liberada e maiores são as chances de acúmulo de gordura no abdômen”. Portanto, orienta-se que a mandioquinha seja utilizada a substituir outros carboidratos como o pão.

Para quem ainda tem dúvidas sobre o fato de a mandioquinha engordar ou não  a resposta é simples: depende. Dependerá exclusivamente da forma que você irá consumi-la. Se usada de forma balanceada e conciliar seu consumo a um exercício físico,  certamente poderemos esperar boas surpresas.

Melhores jeitos de comer

Como falamos anteriormente, existe uma infinidade de boas receitas com a mandioquinha. Assada, ensopada, frita, etc. Vai da criatividade de quem a prepara. Contudo a nossa dica é: cozinhe a raiz sem tirar a casca, pois assim, se conserva melhor os nutrientes.

Como plantar Mandioquinha?Mandioquinha na terra

O plantio da mandioquinha requer alguns cuidados:.

  • clima  – para o plantio da mandioquinha o clima deve estar ameno, com as temperaturas entre 14 e 21º C.
  • luminosidade – A mandioquinha pode ser plantada em pleno sol ou sombra parcial.
  • solo – devem ser férteis, ricos em fósforo, leves, profundos, bem drenados, sem pedras e outros detritos.
  • irrigação – o solo deve estra sempre úmido, mas não encharcado.
  • plantio – pode ser realizado através de outras raízes ou sementes.

Mandioquinha ou batata doce, qual a melhor?

Em termos calóricos e nutricionais tanto a mandioquinha quanto a bata doce se equivalem, pois a diferença entre uma e outra é bem pequena. Ambas são adotadas por atletas, dão energia e auxiliam na digestão. Portanto,  podemos dizer  que a  mandioquinha chega no cenário para somar.

Pergunta dos leitores

Em relação a mandioquinha, as perguntas mais frequentes são relacionadas ao ganho ou perda  de peso,como deve ser consumida e se é uma fonte de carboidrato ou proteína.

Mandioquinha é carboidrato?

A mandioquinha é uma excelente fonte de carboidratos com ausência de fatores antinutricionais e por isso facilita a digestão.