Limão – Benefícios, Tipos de Limão, Emagrece? Como Consumir?

O limão é uma fruta bastante apreciada no Brasil. Com um sabor azedinho  e especial, ele é bastante usado em bolos, tortas,  temperos, chás, sorvetes, sucos e drinks.  Há quem se utilize de sua propriedades até mesmo para fins de uso doméstico. Essa fruta é bem acessível. Pois, distinguindo-se das demais variedades de frutas cítricas, o limoeiro produz o seu fruto continuamente.

Em termos farmacológicos, o limão apresenta grande  importância pelo seu valor nutricional . Rico de vitamina C, uma grande aliada na prevenção de doenças e potássio, responsável pelo funcionamento adequado das células, tecidos e órgãos do nosso corpo. O limão nos aparece como uma grande pedida.

Além de saborosa, acessível e barata, a fruta nos proporciona uma explosão de benefícios. Não há o que reprovar não é mesmo?

Benefícios e propriedades do Limão

O uso dessa fruta na vida doméstica pode se dar de modo bastante diversificado. Com o suco da fruta é possível o preparo de limonadas,  refrigerantes, picolés, doces, molhos etc. É possível ainda fazer o preparo de medicações, produtos para limpeza e xaropes. Se você pensa que as possibilidades de atuação do limão param aqui, saiba que está bastante enganado. Da casca do fruto, retira-se a essência de seu aroma que pode ser usada em perfumes e no preparo de licores e sabões. Por fim, há uma  infinidade de formas de usá-lo.


Essa frutinha cítrica e comum, reduz o risco de várias doenças e pode ser utilizado para a cura de várias doenças, tais como:.

  • reumatismo
  • febres e infecções
  • aterosclerose
  • remove placas gordurosas das artérias (ateroma)
  • elimina constipações
  • gripes
  • dores de garganta
  • acidez gástrica e úrica (alcaliniza o sangue)Foto de Limão cortado ao meio e Limão inteiro
  • frieiras
  • caspas
  • cicatrizações
  •  auxilia na manutenção de colágeno, hemoglobina
  • tem função anti-séptica
  • combate os radicais livres
  • possui atividade antimicrobiana.

Esses benefícios e muito mais  são adquiridos através de uma rica composição de vitamina C (combate os radicais livres) e fitonutrientes ( composto flavonóide com função antioxidante  e anticancerígena).

Tipos de Limão

O limão siciciliano ou limão-verdadeiro são pouco consumidos em relação ao galego e o taiti, que em verdade, não são limões, mas sim limas ácidas. De todo modo, o valor nutricional é bastante similar e seja qual for o tipo de “limão” que você costuma consumir, saiba que você só tem  a ganhar com essa frutinha tão versátil.

Taiti – É um limão menos ácido e o mais comum no Brasil. Sua casca é fina e possui poucas sementes de formato arredondado. Com rica quantidade de água, é bem apreciado no uso de limonadas e drinks.

Cravo ou caipira – Também conhecido como limão rosa, tem sabor e aroma bem particular.Sua casca é alaranjada e com nervuras. É apreciado no tempero de saladas e para marinar carnes.

Galego – É um limão menor, de casca mais fina e de tonalidade verde clara. Seu formato é bem arredondado. Assim como o Taiti é bem suculento. A acidez é menor,sendo bem aceito no preparo de sorvetes, doces, sucos, molhos, tempero e drinques. Como aparece é menor quantidade que o Tati, perdeu seu posto no preparo de caipirinhas.

Siciliano – Também conhecido como eureka ou Lisboa, é o mais antigo limão do mundo. Sua casca é amarela e grossa e possui formato alongado. Tão suculento quanto outros, seu sabor é bastante ácido, tornando-se ideal para molhos e para dar sabor a pratos marcantes como risotos.

Função do Limão no organismo

1- Auxilia a digestão.O sumo elimina matérias maléficas e toxinas. Estimula o fígado a produzir bílis, ácido essencial à digestão. Alivia a indigestão e devido a sua acidez, permite a regularidade do intestino evitando assim, a obstipação.

2- Limpa o organismo. O sumo de limão ajuda a eliminar matérias indesejáveis e toxinas em parte devido o  aumento da taxa de urina. Ao libertar as toxinas  mais rapidamente, permite que o tracto urinário permaneça saudável. O ácido cítrico facilita  a maximização da função das enzimas, estimulando e desintoxicando o fígado.

3- Fortalece o sistema imunitário. Por serem ricos em vitamina C, afasta constipações. São ricos em potássio, estimulante do cérebro e o sistema nervoso. Estimula e regula a tensão arterial. O ácido ascórbico tem ação anti inflamatória e é usado em casos de anemia ou para suplemento de ferro, que por sua vez, também tem seu papel no sistema imunitário. Possuem ainda saponinas. Elas contém propriedades anti-microbianas que combatem constipações e gripes.

4- Equilibra os níveis de PH. Possui grande propriedades alcalina.Embora seja uma fruta ácida, em nosso organismo o limão se torna alcalino. O limão contêm ácidos cítrico e ascórbico, ambos favorecem a melhora dos níveis alcalinos do organismo.

5- Limpa a pele. A vitamina C e outros anti-oxidantes reduzem as rugas e manchas e combatem os  radicais livres. A vitamina C é responsável pela luminosidade e por combater bactérias que causam acne. Pode ser aplicado  em cicatrizes ou em sinais para melhorar a aparências. Ao eliminar toxinas do sangue, age como preventivo das manchas limão rejuvenesce a pele a partir do corpo.

6- Hidrata o sistema linfático. A água morna com sumo de limão ajudam o sistema imunitário, hidratando e repondo fluídos no corpo.Evita, desse modo, a prisão de ventre e problemas decorrente da falta de energia..

Malefícios do LimãoFoto de um copo de suco de limão com um limão cortado ao lado

O limão é uma fruta que possui grande acidez. Por isso, a maior parte dos médicos alertam que seu consumo deve ser moderado, principalmente para pessoas com problemas no estômago e no esôfago.

Como consumir de forma correta

O limão possui tantos benefícios que pode até ser visto como uma medicação. E em toda medicação se faz necessário o uso adequado. No caso do uso como ação preventiva, por exemplo,  o ideal é que se tome 3 sucos desintoxicantes ao dia, o que implica numa média de 2 a 3 limões por dia. Mas no caso do uso como medicamento, propriamente falando, o seu consumo pode ser maior ou menor.  Tudo dependerá do grau de suas necessidades e de como  a forma que o seu organismo reage.

Pergunta dos leitores

Embora o limão seja uma fruta bastante popular no Brasil, a forma como atingir o  seu consumo adequadamente ainda gera muitas dúvidas.  A maior parte das perguntas gira em torno de como consumi-lo a fim de queimar calorias e radicais livre. Outro questionamento bem comum por parte dos leitores, diz respeito ao preparo da água de limão e sobre a quantidade que podem ser ingeridos diariamente.

Qual o nome científico do Limão?

Originário do Sudeste da Ásia, o limão siciliano (que como já vimos é o verdadeiro limão), é cientificamente conhecido como Citrus x limon). Porém, independente da forma como você se refere a ele, é sempre bom tê-lo à mesa.