Jambolão – Para Que Serve? Emagrece? Chá de Jambolão, Benefícios

O jambolão é uma fruta originária do Sul da áfrica. Aqui no Brasil, ela também é conhecida como jalão, jamelão, baguaçu, joão-bolão, jamborão, topin, manjelão, baga-de-feira, azeitona-preta, amaeixa-roxa, guapê, oliveira ou brinco-de-viúva. Essa fruta é da família Myrtaceae, a mesma da jabuticaba, da goiaba, pitanga. Assim como as essas frutas, o jambolão também é muito bom para a saúde.

O jambolão tem a cor escura e em formato oval. Se parece muito com a azeitona. Após amadurecer, é usado tanto no preparo de várias receitas quanto na sua forma in natura. O pé de jambolão pode chegar até 10 metros de altura, é uma árvore bem frondosa, bem ramificada, de copa cheia e de médio porte.

Para que serve o Jambolão?

O consumo frequente do jambolão é capaz de combater inúmeras doenças. No entanto, o seu maior benefício é o da redução dos níveis de glicose no sangue e também na urina. As pessoas com diabetes poderão usufruir ainda mais dos benefícios dessa planta se adicionarem à sua dieta.

Pessoas com diarreia também podem consumir o chá feito a partir das sementes do jambolão, sendo que seu poder adstringente é muito eficaz nesses casos. Comendo jambolão diariamente, é possível evitar problemas vasculares, o envelhecimento precoce das células e doenças crônicas.


Benefícios e propriedades

As propriedades do jambolão estão presentes desde a fruta, até o caule as folhas. Ela possui ação antifúngica, propriedade antibacteriana. Suas folhas têm ação antialérgica e antiviral e seu caule tem ação anticarcinogênica e antiinflamatória.Fruta Jambolão

O jamelão é muito rico em nutrientes importantes para o nosso organismo, como as proteínas, as fibras, o magnésio, o sódio, o manganês, o cobre, o ferro, fósforo, cálcio, tiamina, zinco, vitamina C e vitaminas do complexo B. Devido às suas vitaminas e minerais, ele contém várias propriedades terapêuticas importantes para a nossa saúde, como, antifúngica, adstringente, anti-inflamatória, antioxidante, antibacteriana, antiviral, diurética, antialérgica. Seu consumo frequente é capaz de promover mais qualidade de vida para o indivíduo.

Vejamos abaixo alguns dos benefícios do jamelão:

  • Controla o diabetes: algumas propriedades do jambolão agem de forma direta no metabolismo da glicose, de forma a controla o nível de açúcar no sangue. Dessa forma, ele age tanto prevenindo o aparecimento em pessoas com pré-disposição a ter diabetes, quanto para evitar o seu descontrole.
  • Combate a prisão de ventre: as fibras presentes no jambolão ajudam no combate a problemas de desarranjos no intestino. As fibras regulam o funcionamento do intestino.
  • Previne o câncer: os antioxidantes presentes no jambolão possuem ação de combate aos carcinogênicos, que são responsáveis por danos provocados e pelas mutações na estrutura das células.
  • Fortalece o sistema imunológico: suas propriedades terapêuticas ajudam no combate a inflações, vírus e bactérias.
  • Evita dores estomacais: as propriedades anti-inflamatórias previnem dores no estômago. O jamelão ainda pode combater gastrite, câncer de estômago, úlceras, e também evita os gases após as refeições.

A fruta Jambolão emagrece?

A fruta de jambolão pode ser inserida na dieta em substituição à alimentos mais calóricos. As fibras presentes em sua composição aumentam a sensação de saciedade. No entanto, todos os alimentos devem ser consumidos sem excesso.

Usos do Jambolão

O seu consumo in natura é sempre o mais indicado, pois dessa forma ele mantém todas as suas propriedades medicinais. Com as frutas é possível produzir geleias, vinhos e tortas. Além de vinagres especiais também. Também é possível produzir compotas e doces com as frutas.

Adicione a fruta de jambolão à sua dieta e tenha inúmeros benefícios para a sua saúde.

Com as sementes,podemos preparar chás. Basta esmagar duas colheres (chá) de sementes e colocar em um xícara. Depois, adicione água fervida. Deixe a xícara tapara por 10 minutos e beba em seguida. O chá deve ser tomado 3 vezes por dia e sem adição de açúcar.

Como fazer o chá da folha de Jambolão

O preparo do chá da folha de jambolão é bem simples.

Ingredientes:

– Uma dúzia de folhas de jamelão

– 1/2 litro de água

Modo de preparo:

Ferva a água em uma panela e acrescente as folhas de jamelão. Ferva por mais 5 minutos. Desligue o fogo e deixe descansar por 15 minutos. Tome três vezes por dia para o controle da diabetes. Não adicione açúcar.

Como fazer o chá de jamelão para desinchar.

Ingredientes:Xícara de Chá de jambolão

– 1 colher de sobremesa de folhas de jamelão picadinhas. Se as folhas estiverem secas, pode usar 4 colheres de sobremesa.

– 250 ml de água

Modo de preparo:

– Ferva a água com as folhas por 1 minuto. Transfira para uma jarra e deixe na geladeira o chá com as folhas, e sem adoçar.

Contraindicações

É recomendável procurar um médico antes de iniciar o consumo do chá de jamelão. Dessa forma, evita-se intoxicação. Quando consumido de acordo com as doses recomendadas por um médico, o chá não causa nenhum efeito colateral.

Curiosidades

– O pó das sementes também pode ser usado para tratar a diabetes. E também para tratar a prisão de ventre.

– De acordo com a tradição hindu, conta-se que o deus Rama teria se alimentado somente de jambolão na floresta por 14 anos, durante o exílio de Aiódia. Por isso, o jamelão é denominado “fruto dos deuses” pelos hindus.

Pergunta dos leitores

Pode comer Jambolão que caiu do chão?

Desde que a fruta não esteja danificada, com ferimentos na casca, e esteja com sua integridade mantida, ela pode sim ser consumida.

Qual o nome científico do Jambolão?

O nome científico do jambolão é Syzygium jambolanum.