Guaraná – Lenda do Guaraná, Benefícios, Como Consumir?


Paullinia cupana, também conhecido como guaranazeiro ou simplesmente guaraná é um cipó de origem amazônica mas que também pode ser encontrado no Perú, Colômbia e  Venezuela. Com folhas em formato trifoliado, o guaraná possui pequenas flores brancas. O fruto dessa plantinha possui bastante cafeína, também conhecida como guaraína.  A guaraná possui propriedades estimulantes, sendo assim, bastante apreciada, seja em forma de xarope, barras, pós (…). Contudo, sua maior popularização se deu através da fabricação de refrigerantes. Nesse caso, abrimos um destaque para o Guaraná Antarctica, que é produzido desde 1921 no Brasil e se tornou o refrigerante de guaraná mais vendido no mundo.

O guaraná apresenta uma casca vermelhina e, quando maduro, sua polpa branca desaparece e suas sementes, ficam parecidas com olhos. É cultivada numa região próxima ao município de Maués. Lá, os índios saterê-mawé apresentam diversas lendas sobre a sua origem.

Maiores benefícios do Guaraná

O guaraná além de delicioso promove alguns benefícios. Dentre eles podemos destacar o seu efeito estimulante, permitindo assim, o aumenta da resistência nos exercícios mentais e musculares.  Além disso, a guaraná reduz as fadigas física e mental.

Trazendo em sua composição as xantinas que possuem (cafeína e teobromina), o guaraná promove  maior velocidade e clareza do raciocínio.Foto da fruta Guaraná


Há ainda estudos que apontam indícios de que o guaraná pode auxiliar no combate de doenças como diabetes, câncer, artrite reumatoide, colite ulcerativa e psoríase. Porém, ainda é necessário maiores estudos para efeitos de confirmação.

Propriedades do Guaraná

O guaraná é um fruto rico em substâncias funcionais tais quais a cafeína, a teobromina, a teofilina entre outras. Dentre os  mais diversos efeitos atribuído ao consumo do fruto, destacamos o seu potencial afrodisíaco. Além dessa função, tem ação tônica, e é adstringente. É indicado ainda como febrífugo, diurético e serve para o cansaço do corpo e da mente; é imunoestimulante, antioxidante, combate a obesidade e melhora a pressão sanguínea.

A teofilina e a teobromina apresenta outros importantes importantes efeitos. Pois, apresenta efeito bronco protetor, possui ação imunomoduladora e anti-inflamatória. Desse modo, retarda o processo de envelhecimento e inibi o depósito de colesterol nas artérias, o que promove, por sua vez, melhor irrigação sanguínea em todo o corpo.

O persistente consumo do guaraná aumenta o gasto de calorias e reduz o apetite. Isso ocorre devido a manutenção estável dos níveis de glicose no sangue, combatendo, desse modo, a obesidade.O guaraná apresenta em sua composição a catequina, uma potente substância no combate aos radicais livres. Possui efeito antioxidante e por isso, prevenindo o envelhecimento precoce.

Impressionante não é mesmo?

Efeitos secundários e contraindicações

O guaraná é uma maravilha e traz prazeres verdadeiramente louváveis. Mas, quando é consumido em excesso, provoca efeitos colaterais nem um pouco agradáveis. Dentre os diversos efeitos colaterais ou secundários, destacamos a insônia, a  irritabilidade, a taquicardia, a azia e a dependência física. Portanto, o seu uso excessivo reforça  máxima de que nada em exagero é salutar. O guaraná, como qualquer alimento, deve ser usado com moderação.

A lenda do Guaraná

Existem diversas lendas sobre o guaraná, porém, a mais conhecida contaremos agora pra vocês.

Reza a lenda que as tribos de Munducurucânia eram as mais belas, ricas e felizes. Tais tribos eram vencedoras em todas as guerras e as pescas eram sempre fartas. Seus peixes eram melhores e a doença era um acontecimento raro. Esse paraíso apresentava uma razão para ser tudo aquilo. A origem de sua fartura estava num curumim que lá  nascera  há alguns anos.

A esse curumim todos os cuidados eram reservados, e por isso ele era o mais protegido de todos. Nas pescas, era acompanhado por muitos de seu povo. Os pescadores se redobravam para desviar dos rios as piranhas, os jacarés ou qualquer outro perigo. Até que um dia, toda a segurança acabou. O Gênio do Mal apareceu em forma de cascavel e picou o garoto. A tribo foi tomada por grande aflição, lamento e desespero.

Tupã, o Deus dos índios, vendo todo aquele sofrimento, resolveu atender a toda lamentação e disse :

– Retirem os olhos do curumim e plantem-no na terra firme. Vocês deverão regá-lo com lágrimas durante 4 luas e ali nascerá a “planta da vida”. Essa planta dará força aos jovens e revigorará os mais velhos.

Os pajés, que possuíam muita fé, de imediato arrancaram e plantaram os olhos do curumim e regaram com lágrimas durante as quatro luas.Foto do Pé de guaraná carregado de fruta

Ali nasceu uma nova planta. Ela apresentava hastes escuras e estriadas feito os músculos dos guerreiros da tribo. E quando frutificou, surgiram pretos como carvão, envolvidos de um arilo branco com duas cápsulas de cor bem vermelhinha. Os índios passaram a dizer:.

– É a multiplicação dos olhos do príncipe!

E o fruto retomou o progresso da tribo, ajudando os mais velhos e dando mais força aos jovens guerreiros, como prometeu Tupã.

Qual o melhor jeito de consumir?

O guaraná é uma fruta deliciosa, mas seu consumo deve estar além da possibilidade de desfrutar seu sabor.  O guaraná pode ser usado em pó ou xarope, misturando-o a sucos, frutas e vitaminas, mas  seu consumo deve ser feito até as 17 hs, uma vez que suas propriedades tendem a proporcionar energia e, por sua vez, reduz o sono. Por ter um alto teor de cafeína, seu consumo  deve estar entre 0,5g a 2,0 g ao dia, o correspondente a umas quatro colheres de café.

Os nutricionistas são unânimes ao afirmar que o consumo em pó é ainda mais eficaz, sendo altamente recomendado para atletas, crianças e estudantes.

Onde comprar?

O guaraná é um produto que se tornou acessível no mercado brasileiro. Você pode encontrá-lo facilmente na seção de produtos naturais ou integrais de alguns supermercados. Outra opção, ainda mais precisa, são as lojas de produtos naturais, muito comum em todo o Brasil. Na farmácia, você pode encontrá-lo na seção de suplementos. E  é claro, não podemos esquecer da internet, que também é uma forma bastante viável. Você não tem mais desculpas.

Corra e garanta cuidados preciosos para  a sua vida. Alimentação saudável é uma peça chave para quem quer uma vida saudável e equilibrada.