Groselha – O Que é? Tipos de Groselha, Propriedades e Malefícios

Pequenina e de cor sem igual, a groselha se apresenta como fruta que promove grande encantamento. Quem ver o tamanho da frutinha não imagina a quantidade de nutrientes que ela pode comportar. Ainda mais rica em em vitamina C do que a laranja e altamente rica em potássio, a groselha sempre teve um destaque especial, principalmente, no mercado consumidor de xaropes. É uma bela, fruta transparente e brilhante.

Além de linda, saborosa e versátil, a amora é um dos principais ingredientes  utilizados na culinária europeia. Aqui no Brasil, a fruta não costuma ser consumida in natura, até mesmo pela dificuldade de encontrá-la. Normalmente, quando costuma ser vendida, é apenas em grandes feiras e mercados municipais. Mas por apresentar grande beleza e encanto, inclusive para com as crianças, a amora empresta seu aroma  e sabor a diversos produtos desde perfumes, hidratantes, balas, cremes e óleos capilares, geleias, sorvetes e até sucos em pó.

Foto de Groselha vermeha

Com sabor e cheiro da infância, a groselha, embora apresente uma beleza frágil, possui características verdadeiramente marcantes. Vale a pena explorar essa explosão de saúde e beleza. Assim que puder, aproveite a oportunidade!!

O que é a Groselha?

A groselha é uma frutinha nativa da Europa e Eurásia e pode possuir cores diversas. Desde a vermelha, a negra, a branca, a cor amarelo-esverdeada. Mede cerca de 1,5 a 2,5 centímetros de diâmetro e possui sulcos bem típicos. A fruta é ácida e sua casca é  lisa. Sua planta é de origem é arbustiva e pode medir cerca de até 6 metros de altura.  Sua plantação pode se dar através de sementes ou estacas e se adaptam muito bem aos climas subtropical e tropical em solos bem drenados.


Tipos de groselha

Existe um número bem diverso quanto aos tipos de groselha. Contudo, evidenciamos  aquelas que apresentam maior receptividade.

  • Groselha espinhosa (Uva silvestre ou uva espinha) – pode ser branca, amarela, vermelha ou verde. É uma fruta de pele espinhosa e com penugens suaves. Sua diversidade ocorre de acordo com o tempo de maturação, cor, forma e tamanho, sabor e  forma de consumo. Costumam ser doces e agradam no consumo in natura. Mas também pode servir para a fabricação de alimentos diversos.
  • Groselha vermelha – seus frutos são produzidos em cachos com formato ovalado. Se desenvolvem bem  em temperaturas frias e não por acaso são conhecidas como europeias.
  • Groselha negra – também conhecida como cassis, essa fruta redondinha de tonalidade quase negra parece com a jabuticaba. É bastante apreciada na fabricação de doces, licores e xaropes. Também vem sendo utilizado na fabricação de óleos capilares e para essências.

Propriedades

As amoras são frutas altamente ricas em vitaminas do complexo C, B2, B6 e E, ferro, cálcio, enxofre, cloro, magnésio e sódio. Sendo assim, a groselha, sobretudo a negra, é uma fruta que pode nos trazer muitos benefícios. Vejamos alguns deles:.

  • Combate a diabéticos: ao manter a elasticidade e resistência dos vasos sanguíneos, previne constipações e infecções intestinais. O suco da fruta tem função diurética e funcionam bem em quem tem problemas no intestino, pele e gengivas.
  • ideal no combate das dores  próprias do reumatismo, artrite, inflamações reumáticas. Serve ainda para quem sofre com gota, tumores, hidropisia, problemas nas amígdalas hipertrofiadas, dor e secura da garganta, coqueluche, gastrite, transtornos da bexiga, obstruções do baço, maleita.problemas cardíacos e vasculares.
  • Atua como tônico para a pele e para saúde dos olhos. etc.

Foto do pé de Groselha negra

Malefícios da groselha

Depois de tantos benefícios destacados sobre a groselha, é bem difícil acreditar que exista algum malefício ao ingerir a fruta, não é mesmo? Pois bem, te daremos a resposta.

A começar, o leitor precisa ter em mente que o problema  não está necessariamente em sua ingestão mas na forma como a fruta é consumida. Portanto sucos em pó e até mesmo algumas gelatinas  apresentam aroma e sabores artificiais, que por excesso de corante e conservantes fazem mal à saúde. Ou seja, a fruta em si não faz mal.

Como utilizar a groselha na culinária?

A groselha é uma fruta sensível, mas que pode, tranquilamente, ser congelada logo quando colhida para consumo. Sabemos que existem vários tipos de groselha, mas no caso culinário, mas especificamente, as vermelhas recebem grande destaque. Podem ser utilizadas no preparo de molhos, geleias, bolos e tortas, compostas, drinks e tantas outras delícias que a sua imaginação mandar.