Fava – Como Fazer Fava? Emagrece? Propriedades Nutricionais


A fava é muito consumida no Brasil e no mundo. Além de deliciosos pratos, ela ainda nos oferece inúmeros benefícios para a nossa saúde. Ela tem muito mais para nos oferecer do que a gente imagina. Acompanhe abaixo:

Características

A fava nasce em uma vagem de 2,5 cm de diâmetro e de 7 a 15 cm de comprimento. O pé pode ter de 30 a 1,5 m de altura. Ela precisa de luz solar direta, ao menos por algumas horas do dia. O solo deve ser fértil e com muita matéria orgânica para o cultivo desse vegetal. Quanto a irrigação, o solo deve ser mantido úmido, mas não encharcado.

Planta-se as sementes e a colheita acontece de 85 a 240 dias após o plantio. A parte mais comumente consumida da fava é a semente. No entanto, as vagens e as pontas dos ramos também podem ser consumidas depois de cozidas.

Segundo relatos, a fava é uma das mais antigas leguminosas cultivadas no mundo. É originária do Peru e é muito consumida na China, na índia, na Itália e no Egito. Aqui no Brasil, o Nordeste é a região que mais utiliza esse vegetal.


Benefícios do Fava

Esse vegetal oferece muitos nutrientes importantes para a nossa saúde. Vamos conhecer abaixo os principais benefícios que ela oferece para o nosso organismo:

  • Rica em nutrientes importantes: sendo alguns deles o potássio, o cobre, magnésio, ferro, vitamina B1, fósforo e tiamina.
  • Benéfica para o coração: em uma xícara de fava, encontra-se 36 g de fibra solúvel, capazes de manter controlado o nível de colesterol.
  • Combate a depressão: esse vegetal contém aminoácido dopamina, que contribui para a melhoria do humor.
  • Benéfica para mulheres grávidas: contém cálcio e ferro que são muito importantes para mulheres grávidas.Foto de vagem com fava dentro
  • Aumenta a saciedade: como a fava contém boa quantidade de fibra e de proteína, e esses dois nutrientes ajudam a manter a saciedade por mais tempo.
  • Ajuda no tratamento da Doença de Parkinson: esse vegetal é uma boa fonte de de levodopa, que é uma substância química encontrada em remédios para tratar a Doença de Parkinson.

Alguns outros benefícios desse vegetal são:

  • Fonte de vitamina C
  • Ajuda na manutenção do equilíbrio de fluidos do corpo
  • Ajuda no tratamento de diabetes
  • Combate anemia hipócroma
  • Estimula o funcionamento do intestino e estimula a digestão
  • Estabiliza a frequência cardíaca
  • Controla a pressão arterial

Propriedades nutricionais

A fava é tida como uma das leguminosas que mais contém fibras. Somente o feijão branco é capaz de ultrapassar a fava em quantidade de fibras. Sua composição nutricional é bem semelhante aos outros alimentos pertencentes ao mesmo grupo. Ela contém muito amido, que ajuda o corpo a manter estáveis por mais tempo os níveis de energia. Possui também um alto teor de proteína de origem vegetal. Possui também vitaminas do complexo B, zinco, ferro, magnésio, fósforo e potássio.

Fava emagrece?

Uma xícara de fava contém, em média, 40 g de proteína. De acordo com pesquisas, pessoas que consomem mais proteína e fibras do que carboidratos obtém melhores resultados na dieta. Além de apresentarem maior perda de gordura total.

Tipos de Fava

Esse vegetal tem algumas variedades que talvez as pessoas não conheçam. Vejamos os principais:

– Bege-clara

– Chata e rajada

– Rajada

– Branca

– Bege-escuro

– Pintada

– Preta

Como fazer o fava?

O preparo desse vegetal é bem simples. Ela é cozida igual ao feijão mesmo. E depois temperada de acordo com o gosto de cada um. Se quiser, a pessoa pode acrescentar carnes, linguiças e especiarias para que ela fique ainda melhor. Confira abaixo uma receita um pouco mais elaborada: a fava nordestina.Prato com fava temperada

Ingredientes:

– 500 gramas de fava

– 1/2 cebola

– 400 gramas de charque

– Pimenta do reino a gosto

– 1/2 pimentão

– Coentro e cebolinha à gosto

– 1 cubo de caldo no sabor de costela

– 1 colher de sobremesa de óleo

Modo de preparo:

– Cozinhe a fava somente na água por cerca de 10 minutos.

– Escorra a fava e lave bem

– Em uma panela, pique bem a charque e escalde com uma pitada de sal

– Após escaldar a charque, misture com a fava, a pimenta do reino e o caldo de costela

– Frite a cebola e o pimentão no óleo

– Acrescente a fava e cozinhe por cerca de 5 minutos

– Acrescente a salsinha, a cebolinha e deixe o caldo ficar bem encorpado