Endívia – O Que é? Como Preparar? Propriedades e Benefícios

A culinária é muito rica sempre pois conta com uma grande variedade de ingredientes que é quase incontável. O fato é que não faltam delícias e novidades para complementar a mesa, como é o caso da Endívia.

Para quem não sabe, essa é uma hortaliça belga da mesma família da chicória, mas isso não é tudo. Então, para saber um pouco mais sobre esse alimento, continue lendo e descubra tudo o que você precisa saber sobre ele. vamos lá?!

O que é a Endívia

A Endívia é uma hortaliça um tanto delicada, que necessita de um ambiente com temperatura de até 15ºC para se desenvolver. Por isso é que no Brasil a endívia belga (Chicorium endívia) é sempre cultivada em estufas. Ela pertence à mesma família da escarola e também da chicória, que é mais rústica.

Suas folhas são crocantes e levemente amargas e seu uso na culinária é bastante versátil. Isso sem falar que exerce ação depurativa no organismo.


De acordo com informações do Canal Rural, a endívia que abastece o mercado brasileiro vem de Holambra. Ela é produzida por uma família de origem Holandesa. Somente eles fornecem cerca de 40 toneladas da hortaliça por mês.

Vale lembrar que a endívia também é conhecida como witloof, que significa folha branca. Essa é uma planta bianual, cuja origem é da Bélgica. Suas folhas são predominantemente brancas pois seu cultivo é em ausência de luz.

Foto de Endívia

Tanto a endívia como a chicória e a escarola, que são da mesma família porém com folhas diferentes, possuem um sabor mais amargo. Todas elas atuam como estimulante para o baço, fígado e rins, sendo depurativas.

Propriedades da Endívia

A endívia é uma hortaliça pouquíssimo calórica e 100g da mesma possui apenas 15 calorias. Ela é rica em Vitamina A, Vitamina C e também as Vitaminas do complexo B. Além disso, possui diversos minerais tais como cálcio, potássio e ferro, bem como uma elevada concentração de ácido fólico.

Seus componentes fazem com que ela tenha ação diurética, depurativa e atue protegendo o sistema cardiovascular. Ela também apresenta ação laxativa por conta de sua estrutura com muitas fibras solúveis. Por isso é útil também no tratamento de intestino irritável e flatulência.

Há ainda, estudos internacionais que sugerem que as propriedades dessa hortaliça na absorção do colesterol na corrente sanguínea. Assim, remove as toxinas digestivas.

A sua ação antioxidante  atua contra os radicais livres o que é um grande benefício para as nova gerações que se preocupam cada vez mais com saúde. A endívia também pode ser uma excelente aliada em dietas de emagrecimento, tanto como saladas como sendo um aperitivo.

Benefícios da Endívia

A endívia é uma hortaliça que oferece diversos benefícios para quem a consome. Por isso, conheça esses benefícios e passe a incluí-la na sua alimentação:

  • A endívia contém oligoelementos, vitaminas e muitos minerais que podem ajuda no crescimento e na melhora da vitalidade. Ela ainda ajuda a prevenir doenças cardiovasculares e determinados tipos de câncer.
  • É rica em ferro, potássio, fósforo e selênio. O potássio possui efeito diurético e ajuda no bom funcionamento dos rins. O fósforo favorece o bom funcionamento do organismo, de uma forma geral. O ferro e o selênio, por sua vez, são poderosos antioxidantes e previnem o câncer do aparelho digestivo.
  • Possui muitas fibras. Por isso, ajuda a melhorar o funcionamento do intestino, aumenta a sensação de saciedade e age de forma direta no funcionamento da vesícula biliar.
  • Os nutrientes que a endívia oferece ajudam a promover uma limpeza no organismo. Isso inclui limpeza do sistema digestivo e purificação dos rins.
  • É um alimento que não possui gorduras saturadas, nem gorduras trans. Sem falar que é livre de glúten.
  • Sua composição trás apenas 11 mg de sódio e cerca de 1,5g de fibras alimentares.
  • Segundo pesquisas que foram realizadas, a endívia atua na corrente sanguínea removendo o colesterol e as toxinas presentes no sistema digestivo.
  • Seu alto teor de fibra ajuda a diminuir os níveis de glicose do organismo e também do colesterol LDL em pacientes obesos e diabéticos.
  • Possui vitamina chama PP que atua prevenindo o mal de Alzheimer.

Endívia é antioxidante?

Para quem não sabe, os alimentos antioxidantes são excelentes aliados na prevenção de doenças. Isso porque eles atuam no combate de radicais livres, que podem causar prejuízos à células.

A consequência disso é que isso ajuda a evitar diversas doenças cardiovasculares, bem como na prevenção do câncer do sistema digestivo. O melhor de tudo é que a endívia possui sim elementos antioxidantes. Por isso, ela pode oferecer todos esses benefícios para quem a consome.

Como preparar a Endívia?Endívia cortada

Primeiramente é preciso cuidado ao escolher a hortaliça. deve-se sempre priorizar aquelas com colocação clara e uniforme. Aquelas que apresentarem manchas escuras devem ser rejeitadas.

Além disso, é importante escolher aquelas que esteja em com seu formato preservado e as folhas bem unidas. O melhor mesmo é priorizar as endívias que são produzidas de forma orgânica a fim de evitar o consumo de agrotóxicos que tende a ser abundante na produção industrial desse tipo de alimento.

O processo de preparo, por sua vez, é bastante simples e muito semelhante ao das demais hortaliças. Sendo assim, o mais importante é ficar atento à higienização das mesmas antes do seu consumo.

Então, para preparar uma endívia, é só cortar a sua extremidade. Depois, vá retirando as folhas exteriores que possam estar manchadas ou com danos e lave-as muito bem.

Por fim, você pode cortá-las no sentido que preferir ou usar a mesma como uma base para canapés e patês.

Curiosidade

Uma curiosidade sobre a endívia é que ela foi “descoberta” por Jan Lammers, na Bélgica, por volta de 1830. Isso aconteceu quando ele esqueceu que havia guardado algumas raízes de chicória em uma adega escura.

Mais tarde, essas raízes brotaram e deram origem a um novo tipo de vegetal com folhas maiores e mais saborosas. A endívia foi introduzida no ano de 1872 em Paris e se tornou muito popular, ficando conhecida como ouro branco.

Pronto, agora você já sabe um pouco mais sobre a endívia, como surgiu, suas propriedades, benefícios e seu preparo. Aproveite essas informações e não perca a oportunidade de experimentar.