Cupuaçu – Benefícios, Efeitos Colaterais e Contraindicação, Engorda?

O Brasil é uma país de riqueza alimentar exuberante. Somos privilegiados com uma enorme variedade de plantas e frutos encontrados por aqui. Se fizermos um passeio pela região amazônica, poderemos com uma série de frutas exóticas que saltam os olhos. Esse frisson se da tanto por parte da população local ou mesmo por parte de estrangeiros. Aqui estamos falando especificamente do cupuaçu, uma iguaria bastante comum na América do sul. Conhecida pelo seu sabor inigualável, a fruta contem uma poupa macia cujo sabor transita entre o doce e um leve sabor cítrico.

O cupuaçu tem agradado a cada dia mais e ao  conquistar o estômago, começa  alcançar o mundo. Pois, segundo algumas fontes, o fruto tende a se popularizar até mais que o açaí. Isso porque além de apresentar maiores benefícios e possuir mais facilidade para o crescimento. A fruta é tão bem aceita que tem sido objeto de interesse de exportação para a Filipinas.

O que é o Cupuaçu?

O cupuaçu é uma fruta em formato ovalado, típica da Amazônia. Pode possuir até cerca de 25 cm de altura e sua árvore pode chegar até incríveis 15 metros!. O cupuaçu é uma fruta agradável e que pode nos trazer bastante benefícios, pois possui um teor nutricional invejável.

Propriedades

O cupuaçu tem uma riquíssima composição nutricional. Reforçamos isso ao citar que o cupuaçu, possui fitonutrientes antioxidantes e pelo menos nove tipos de antioxidantes poderosos. Dentre as quais, podemos citar a vitamina A e vitamina C.


Cupuaçu com a casca cortadaPossui vitaminas B1, B2, B3, aminoácidos e polifenois únicos.Acrescenta-se ainda a sua composição as fibras, e além disso também possui minerais como cálcio, fósforo, selênio, dentre outros que nos traz uma gama de  nutrição.

 Benefícios do Cupuaçu

  • auxilia na função metabólica -nos estados Unidos, por exemplo, o Cupuaçu é vendido como acelerador de metabolismo. Seja em capsulas ou em pó é de grande serventia na combate a perda de peso ou gordura localizada.
  • auxilia no funcionamento do intestino e dores abdominais-  sua composição rica em vitaminas e sais minerais permitem o bom funcionamento gástrico e intestinal.
  • fornece energia –  Antes de se desenvolver qualquer atividade física é recomendável o uso do cupuaçu para gerar energia.
  • favorece a  perda de peso e redução de gordura – Por ser uma rica fonte de vitamina C,  que por sua vez produz a carnitina ( substância responsável por levaras células de gorduras para as mitocrôndrias. Lá, a gorura é tranformada em energia.), o cupuaçu ajuda sim, na perda de peso.
  • possui ação antiinflamatória – o cupuaçu quando consumido continuamente combate  a fadiga e inflamações
  • promove maior saciedade – graças a sua generosa quantidade de fibras, o cupuaçu promove uma sensação de saciedade por maior tempo.
  • combate o câncer e auxilia no rejuvenescimento – o cupuaçu contem um antioxidante chamado Theograndins que combate as células cancerígenas do cólon e combate os radicais livres.
  • reduz os níveis de colesterol ruim  – os ácidos gráxos essenciais encontrados no cupuaçu são eficazes no combate os maus efeitos do colesterol ruim.

Além de todos esses efeitos, o cupuaçu mantém a pele saudável, protegida e rejuvenescida dos raios solares. Fortalece ainda o sistema imunológico, a memória e balanceia o humor.

Efeitos colaterais e contraindicações

O consumo em excesso do cupuaçu pode desencadear efeitos colaterais, dentre os quais, o possível aparecimento de problemas no trato digestivo. Segundo nutricionistas, este efeito colateral é causado pelos hidratos de carbono de cadeia curta. Substâncias estas bastante abundante no Cupuaçu. O problema é que algumas pessoas não são capazes de digerir essa substância e por consequência, passam a sofrer certos desconfortos como inchaço, gases, cólicas estomacais, diarreia ou constipação.

Médicos e nutricionistas são unânimes em afirmar que a fruta não possui contraindicações. Por ser um alimento 100% natural, pode ser consumida por todos, sem o menor problema.  Porém, como sabemos e  afirmamos anteriormente, é preciso evitar o excesso de consumo.

Para aqueles que possui interesse em consumi-lo para fins medicinais e ou estéticos, orientamos a busca de um profissional da saúde para orientar a melhor forma de consumo.

Como usar e consumir o Cupuaçu

A fruta pode ser adicionada à sua dieta de variadas formas: in natura ou não. No segundo caso, encontramos o cupuaçu em cosméticos, geralmente de teor capilar, como shampoos, condicionadores e cremes em geral.

Dentre as formas de consumo alimentar destacamos:. tortas gelada,mousses, sucos, licores, vinhos, geleias, pudins, sorvetes e outros doces, tudo feito a partir da polpa do fruto.

Quando se trata de alimentação, não há limites para a criatividade, portanto, esses são apenas alguns exemplos. Contudo, é importante agir sempre com moderação.

Cupuaçu engorda?Copo com Suco de cupuaçu

Uma dúvida frequente a respeito dessa fruta diz respeito ao ganho de peso. Muitas pessoas possuem dúvida se o consumo da fruta engorda ou emagrece. Emagrecer ou engordar é sempre uma questão de moderação, portanto, nutricionistas afirmam que seu uso moderado não engorda. O que ocorre é que o fruto é uma rica fonte de energia. Portanto, pode ser forte aliada na prática dos exercícios físicos. Outro ponte importante, diz respeito a forma de consumo da fruta. É preciso evitar o consumo combinado a excessos de açucares e gorduras

Dica

O consumo do cupuaçu pode se  dar de forma bastante versátil. É possível fazer o refinamento de suas sementes, da mesma maneira que se refina o cacau para adicional a farinha em bebidas.Existem pessoas que costumam usar a fruta como suplemento alimentar.

Para os atletas ou pessoas que desejam perder peso, outra dica importante  misturar o açaí com o cupuaçu, gerando assim, maior energia e associar a um sabor bem especial. Essa fruta produz um efeito bem parecido com o da cafeína, mas possui a vantagem de ser bem mais saudável.