Carambola – Faz mal? Para que serve o Suco? Benefícios, Propriedades

A carambola é uma fruta apreciada por muitos e bastante utilizada na ornamentação de pratos por causa de seu formato. Tudo isso faz com que ela seja bastante popular e consumida em diversas regiões do nosso país.

Então, para saber um pouco mais sobre a carambola, continue lendo e descubra tudo o que você precisa saber sobre ela. Vamos lá?!

Origem da Carambola

A Carambola tem sua origem na Índia, na Ásia e é o fruto da caramboleira. Essa é uma arvore ornamental considerada de pequeno porte. As suas flores são muito bonitas e tem coloração branca e purpúreas.  Essa planta é amplamente utilizada em jardins e também quintais.

Benefícios da Carambola

Além de muito bonita, a carambola possui diversos benefícios. Um dos principais é que ela serve como um medicamento natural para diversos problemas. Isso porque ela atua:


  • Contra ressacas
  • Queimaduras do sol
  • Tosse
  • Febre
  • Úlceras
  • Náuseas
  • Indigestão
  • Dor de garganta

Além disso, ela é rica em antioxidantes podendo retardar o envelhecimento se for consumida regularmente. Isso porque combate os radicais livres que danifica as células. Veja outros benefícios da carambola:Carambola cortada e carambola inteira com folhas

  • Flavonoides: essas substâncias possuem ação anti-inflamatória. Por isso pode ser utilizada para tratar doenças cutâneas, tais como psoríase e dermatite atópica.
  • Água: a fruta possui muita água, o que ajuda a hidratar a pele.
  • Fibras solúveis: A carambola é rica em fibras solúveis que ajudam a melhorar a digestão. Essas fibras ajudam também na melhora da função do intestino. Isso previne ou combate a constipação e ajuda no emagrecimento.
  • Baixo teor de açúcar: por isso é uma excelente opção para quem sofre de diabetes.
  • Vitamina C: a fruta pode fornecer cerca de 57% das necessidade diárias dessa vitamina. Por isso é uma importante aliada no fortalecimento do sistema imunológico. Ajuda a proteger o organismo de resfriados e também gripes.

A carambola ainda ajuda a combater escorbuto e febre. Já para o efeito sedativo em casos de cólicas e asma, é preciso usar as suas sementes trituradas.

Propriedades

Primeiramente, a carambola é muito saborosa. Além disso, é uma fruta com muitas fibras e poucas calorias, contendo apenas cerca de 35 calorias para cada 100 gramas)

O fato é que essa fruta possui muitos nutrientes que fazem bem à saúde, tais como sais minerais. Entre eles, podemos encontrar o ferro, cálcio e fósforo.

Já no que diz respeito às vitaminas, a carambola possui Vitamina, Vitaminas no complexo B, tais como niacina, tiamina, riboflavina e B6, e Vitamina C.

Além disso, possui também uma boa concentração de antioxidantes, que ajuda a combater a ação de radicais livres prejudiciais.

Carambola faz mal?

Embora possua muitas vitaminas e minerais, a carambola também possui alto teor de ácido oxálico. É essa substância que apresenta potencial prejudicial na fruta.

O ácido oxálico nada mais é do que um composto tóxico que pode ser encontrado em vários alimentos. No entanto, o mais importante é ressaltar que o seu efeito tóxico depende quantidade consumida.

O fato é que na maioria das vezes os alimentos não possuem quantidades que sejam suficientes para oferecer risco à saúde. Porém, no caso da carambola esse nível é consideravelmente mais elevado. O mesmo vale para o cacau, espinafre e chás de folhas.

Sendo assim, esses alimentos são contraindicados para pessoas que apesentam tendência à formação de cálculos renais. Além disso, também estão relacionados problemas como reumatismo, artrite, gota e osteoporose.

Vale lembrar que o ácido oxálico, presente na carambola, é um dos principais formadores de pedras nos rins. No organismo, ele reage com os íons de ferro e de cálcio e neutraliza a ação dessas substâncias imprescindíveis para o organismo.

Alguns sintomas de intoxicação causados pelo ácido oxálico são: soluços, confusão mental, dormência, agitação, fraqueza e até convulsão. Não consuma a fruta nos casos citados acima e, caso contrário, o faça com moderação.

Como comer?Dois copos com Suco de carambola

Comer a carambola é muito simples. Normalmente a fruta já madura é utilizada para compor saladas ou no preparo de sucos. Ela serve também no preparo de gelatinas, caldas e geleias.

O suco da carambola, por exemplo, pode ser utilizado como tempero. Já algumas pessoas gostam de utilizar a fruta in natura na decoração de pratos que serão servidos.

Para que serve o suco de Carambola?

O suco de carambola pode ser um importante aliado no emagrecimento. Isso porque se trata de uma fruta com muitas fibras e água.

Vale lembrar que tanto as fibras quanto a água ajudam a estimular a sensação de saciedade. A consequência disso é que há uma diminuição na sensação de fome e na ansiedade causada por ela. Com isso, fica mais fácil se controlar e manter uma alimentação balanceada.

Vale ressaltar ainda que a carambola é uma fruta de baixo índice glicêmico. Isso quer dizer que ela é absorvida lentamente pelo organismo, não elevando os níveis de açúcar no sangue. Isso porque é essa elevação que aumenta a vontade de comer doces e abre o apetite.

No entanto, a dica é nunca abusa, afinal. o excesso nunca é algo saudável. Então, consuma com moderação, tornando essa fruta uma aliada da perda de peso.

Pronto, agora você já sabe um pouco mais sobre a carambola, seus benefícios, seu potencial tóxico, como consumir e tudo mais que precisa saber sobre ela. Aproveite essas informações.