Cambuci – O Que é? Como Comer? Para Que Serve? Benefícios da Planta


O cambuci – conhecido também como cambucizeiro – é uma planta típica da região da Mata Atlântica. Pertence à família das Myrtaceaes, ao gênero Campomanesia e à espécie C. phaea.

É utilizado em alguns pratos da culinária brasileira. Porém, também é bastante popular devido as suas propriedades medicinais.

O que é o Cambuci?

Como mencionado, o cambuci é uma planta rica em propriedades medicinais. Apresenta agentes que previnem e tratam diversas doenças.

Para que serve o Cambuci?

O cambuci oferece diversos benefícios à saúde em geral. Previne doenças e contribui em tratamentos. É um excelente aliado para tratar e prevenir a asma e a bronquite, a diabetes tipo 2, coqueluche, tosse, doenças cardiovasculares, problemas de visão, envelhecimento precoce, fortalecer o sistema imunológico, ajudar no bom funcionamento do intestino, melhorar a memória, trata a pele, entre outros.


Benefícios do Cambuci

Como já foi citado, o cambuci oferece diversos benefícios a nossa saúde em geral. Entre os principais benefícios da planta, podemos citar:

  • Ajuda a tratar asma e a bronquite: o cambuci fortalece o sistema imunológico, reduzindo a inflação das mucosas. Assim, permite uma respiração melhor para os portadores de asma e bronquite. Também consegue dissolver secreções e mucos retidos nas vias respiratórias e pulmonares, além de reduzir a ação das bactérias envolvidas nesses problemas.
  • Bom para a diabetes tipo 2: o consumo frequente do cambuci, geralmente em forma de suco, ajuda a reduzir os picos de glicemia no sangue. Com isso, contribui para que a diabetes tipo 2 fique sob controle.
  • Contribui para problemas de visão: por ser rico em betacaroteno, o cambuci estimula a boa saúde dos olhos, reduzindo a possíveis processos de degeneração da região que agrega a retina e é responsável pelo centro da visão.
  • Ajuda a tratar a tosse e a coqueluche: o cambuci ajuda na dissolução de mucos e catarros, além de estimular a eliminação dessas secreções. Assim, alivia processos de congestão e melhora a passagem de ar pelos pulmões e vias respiratórias, além de ajudar a combater a ação da bactéria que causam as tosses. Devido a essas capacidades, é um excelente aliado para tratar a tosse e a coqueluche.Fruta Cambuci inteira e cortada ao meio
  • Bom para a memória: a planta é rica em ácido carnósico – um agente que protege as funções cerebrais e neurológicas. Assim, ajuda a melhorar a nossa memória e ainda contribui para evitar a evolução de doenças neurodegenerativas, como o do Mal de Alzheimer.
  • Ajuda no trânsito intestinal: sua alta concentração de fibras estimula o funcionamento do intestino. Previne a prisão de ventre e seus incômodos sintomas: gases, dores abdominais, inchaços, sensação de estufamento.

Outros excelentes Benefícios do Cambuci

  • Ajuda a prevenir  Doenças cardiovasculares: o cambuci diminui significativamente os riscos de uma pessoa sofrer de acidente vascular cerebral (AVC). Também ajuda a controlar a pressão arterial, devido as suas altas quantidades de magnésio e potássio.
  • Fortalece o sistema imunológico: por ser rico em vitaminas e outros nutrientes, o cambuci é uma ótima opção para fortalecer o sistema imunológico em geral. Dessa forma, preveni as pessoas de contraírem diversos tipos de doenças.
  • Ação antioxidantes: rico em vitamina C e outros agentes antioxidantes, fortalece a saúde de forma geral, ao combater a ação de radicais livres – que são responsáveis pelo aparecimento de várias doenças.
  • Evita o Envelhecimento precoce: os antioxidantes presentes no cambuci também agem sobre o processo de envelhecimento, retardando-o. Isso se deve ao combate da ação dos radiciais livres.
  • Bom para a pele: devido a alta quantidade de ácidos graxos, o cambuci ajuda na hidratação da pele. Ainda estimula a manutenção de uma pele muito mais jovem, com menos rugas e linhas de expressão e mais viçosa.

Propriedades

O cambuci possui diversas propriedades medicinais que fazem muito bem a nossa saúde, como já foi citado. A planta possui propriedades adstringentes e antioxidantes. Além disso é fonte rica em Vitamina C – sendo uma espécies brasileiras nativas mais ricas nesse nutriente. Também possui magnésio, betacaroteno, potássio, fibras, sódio e cálcio.

Além disso o cambuci contém ácido carnósico, que protege o sistema neurológico, evitando diversas doenças neurodegenerativas. Ainda possui ácidos  graxos, que mantém a pele hidratada e mais jovem.

Como comer o Cambuci?

O cambuci pode ser consumido como um ingrediente de saladas; temperos para a preparação de pratos; conservas; componente de sorvetes, doces e sucos; parte na fabricação de cachaça; entre outras formas.

Dicas

Uma boa dica de consumir o cambuci e usufruir de seus benefícios é em forma de sorvete. A seguir, você confere como preparar essa saborosa e nutritiva receita:

Ingredientes: 

  • 10 Cambucis maduros
  •  1 xícara de açúcar
  • 2 latas de leite condensado
  • 2 latas de creme de leite
  •  1 litro de leite
  • 4 gemas de ovo
  •  1/2 copo americano de águaPote de Sorvete de Cambuci

Modo de Preparar:

  1. Descasque 6 cambucis, deixando 4 deles intactos.
  2. Em uma panela, adicione o açúcar e a água e leve ao fogo baixo até ferver.
  3. Após a fervura, acrescente os 6 cambuci descascados e deixe que eles cozinhem – o que leva cerca de 30 minutos
  4. Vá mexendo para que o cambuci não grude na panela
  5. O ponto certo se dá quando a mistura apresentar uma consistência parecida com a do brigadeiro mole.
  6. Quando der o ponto, desligue o fogo. Reserve.
  7. Prepare agora a caldo de cambuci, passando as gemas por uma peneira.
  8. Misture as gemas peneiradas com o leite condensado, misturando bem. Em seguida, adicione o leite. Misture.
  9. Agora leve essa calda de cambuci fria ao fogo baixo, mexendo bem até as gemas do ovo cozinharem, mas sem talhar. Esse processo leva cerca de 40 minutos.
  10. Retire a calda do fogo, aguarde esfriar e bata no liquidificador, adicionando o creme de leite até obter uma mistura homogênea e cremosa.
  11. No refratário que irá para o congelador, coloque as duas misturas feitas, sendo que a calda deve ficar por cima.
  12. Leve o refratário com a receita ao congelador até que ela endureça.