Cajá – Suco de Cajá, Benefícios, Diferença Entre Cajá e Cajá-Manga

Quando a gente fala em saúde e qualidade de vida, as frutas sempre estão entre as mais recomendadas na nossa alimentação. Existem algumas mais conhecidas, e outras menos conhecidas. O que não as torna menos importantes e nutritivas. Esse é o caso do cajá, uma ótima fonte de nutrientes essenciais em nosso organismo e que a gente não encontra em toda parte.

O cajá é muito conhecido e usado principalmente nas regiões norte e nordeste do país. Serve para o preparo de diversas receitas, sendo uma das apreciadas a caipirinha. Vamos conhecer um pouco mais sobre o cajá, sua origem e seus principais benefícios para a nossa saúde.

Origem e história

O cajazeiro é da família Anacardiaceae. A altura da sua árvore pode chegar até 30 metros. Por isso, é muito utilizado par dar sombra para outras plantas, como é o caso do cacau. O cajá é um fruto bem exótico. Originário da América Central. A região que mais produz o fruto no Brasil é o sul da Bahia.

Aqui no Brasil, essa fruta também é conhecida como taperebá ou cajá-mirim. Seu fruto pode chegar a a té 6 cm de comprimento. Seu formato é ovoide, e do tipo drupa.


É uma planta que se adapta bem às condições climáticas da região nordeste. Nessa região, sua produção é silvestre e a sua colheita é manual. Recolhe-se os frutos caídos no chão. Sua colheita é mais comum de acontecer no primeiro semestre do ano.

O que é o Cajá?Bandeja cheia da fruta Cajá

É um fruto da cajazeira. Possui a casca fina e lisa, na cor vermelha ou alaranjada. Seu sabor é agridoce, mais ácido, usado no preparo de licores, refrescos, sorvetes e de batidas. Sua polpa é bem suculenta e aromática. é uma boa fonte de nutrientes essenciais para o nosso organismo.

Propriedades e nutrientes

Esse fruto é bem rico em minerais, como o fósforo, o cálcio e o ferro. O cálcio é importante, pois ajuda a fortalecer os ossos. O ferro aumenta as defesas do nosso organismo e nos dá mais energia. O fósforo age na contração muscular e é fundamental em nossa estrutura óssea.

Ele é também fonte das vitaminas A, B e C. A grande concentração de vitamina C (antioxidante) atua combatendo os radicais livres, que causam câncer e o envelhecimento precoce. Esse fruto também é fonte de fibras, capazes de aumentar a sensação de saciedade. Além de conter poucas calorias, sendo muito indicado para quem está de dieta.

Benefícios do Cajá

Vamos conhecer melhor alguns dos benefícios dessa fruta:

  • Combate a anemia: devido a sua grande concentração de ferro, é muito benéfico para a nossa saúde, pois esse nutriente desempenha a função de de produzir hemoglobina e mioglobina, sendo que esses dois transportam oxigênio para o corpo.
  • Alto teor de vitamina C: que age como um antioxidante natural, de forma que protege o nosso corpo contra a ação dos radicais livres, diminuindo os riscos de doenças cardíacas e de células cancerígenas.
  • Carotenoides: fonte importante de carotenoides e beta-criptoxantina, contribuindo para a nossa saúde de uma forma geral.
  • Ajuda a proteger contra doenças cardíacas: devido a ação dos antioxidantes presentes em sua composição. O cajá também reduz os níveis de colesterol.
  • Fortalece os dentes e os ossos: o cálcio é o responsável por essa tarefa, pois está presente em grande quantidade no cajá.
  • Possui baixo teor de gordura: o fruto possui baixo teor de gordura, além de não conter colesterol e nem gordura saturada.
  • Ajuda na perca de peso: as fibras do cajá aumentam a sensação de saciedade, além de ajudar a regular o funcionamento do intestino e eliminar as toxinas do nosso corpo.
  • Previne a TPM: a combinação de todos os nutrientes do cajá, de suas vitaminas e minerais, pode contribuir para a redução dos efeitos da TPM.
  • Contribui para a saúde dos músculos: o fósforo do cajá é muito importante para a contração dos músculos.

Como consumir?Copo com Suco de cajá

O cajá tem grande utilização na culinária. Pode ser usado no preparo de geleias, suco, néctares, vinhos, sorvetes, refrescos, licores, polpas, caipirinhas, e muito mais.

Devido ao fato de ser uma fruta ácida, geralmente não se consome da forma natural.

Como fazer suco de Cajá?

O suco de cajá é muito bom para a saúde de uma forma geral. Além de ser muito fácil o seu preparo.

Ingredientes:

– 200 g de polpa de cajá 100% natural

– Açúcar ou adoçante a gosto

– 4 xícaras de água

– 1 xícara de gelo picado

Modo de preparo

– Bata bem todos os ingredientes no liquidificador e sirva imediatamente.

Quais as diferenças entre o Cajá e a Cajá-manga?

Elas são as mesma fruta, o que muda é apenas o seu tipo. Por exemplo: existe a abóbora moranga, abóbora italiana, e outros tipos. Assim também é com o cajá. O cajá e o cajá-manga possuem o sabor parecido e e mesma aparência.