Brócolis – Benefícios, Tipos de Brócolis, Como fazer? Previne o Câncer?


O brócolis tem origem europeia e é cultivado por muito tempo, desde o período do Império Romano, por isso é considerado um alimento valioso. Hoje seu cultivo ocorre em diversas regiões do mundo. Mas se você pretende cultivá-lo, saiba que esse vegetal se adapta melhor em climas e lugares frios. Para se desenvolver adequadamente devem ser mantidos em temperatura por volta de 18 a 23 graus Celsius. Sendo a China o maior produtor de brócolis, só no ano de 2008 a produção alcançou 8.585.000 toneladas.

O brócolis é uma planta herbácea, perene e bienal. Possui folhas limbo lobado na base e onduladas em suas bordas. As flores são imperfeitas no formato de um sino. Seus botões florais variam de tamanho e cores, podendo estar com tons verde-escuro ao verde-arroxeado.

Toda a parte do brócolis que engloba as flores, folhas e pedúnculos podem são próprios para consumo. Isto é muito bom, mas nada se perde e você está consumindo um alimento rico em nutrientes. Após colhido não deve passar muito tempo para consumir. Eles têm vida curta após a colheita, com isso os nutrientes podem não estar mais presentes pouco tempo depois. Além disto, o brócolis terá seu sabor, coloração e aroma alterados.

Se você gosta desse alimento verdinho, nutritivo e saboroso vai adorar esse artigo. Aqui você conhecerá um pouco mais sobre os benefícios do brócolis. Acompanhe.


Tipos de Brócolis

Existem dois tipos conhecidos. Um é o ninja japonês. Este tipo possui apenas uma cabeça e é vendido limpo, fresco ou congelado. O segundo é o brócolis comum. É comercializado através de maços e apresenta talos, flores e folhas.

Benefícios do BrócolisBrócolis cortado

Diversos são os benefícios do brócolis e você irá conhecê-los a seguir: É rico em fibra alimentar e ajuda na redução do nível de colesterol no organismo. Além disto, é anti-inflamatório, pois possui sulforafano uma substância que ajuda a reduzir os danos causados ao revestimento do vaso sanguíneo. Possui o antioxidante betacaroteno. Ele é responsável por diminuir os danos celulares causados nos músculos cardiovasculares;Fonte de magnésio e cálcio e por isso ajuda a regulamentar a pressão arterial. Contém glucorafanina, responsável por aumentar as ações antioxidantes no corpo. Possui propriedades anti-inflamatórias, e com isso relaxa os músculos das artérias e coração.

É rico em vitaminas do complexo C e são antioxidantes. Por isso são excelentes aliados na prevenção do envelhecimento precoce, pigmentos na pele, rugas e marcas de expressão. Contém antioxidantes diversos como o caroteno e minerais que ajudam a fortalecer a imunidade. É fonte de carotenoides que são ricos em luteína e zeaxantina, dois antioxidantes existentes na mácula dos olhos que ajuda na regeneração celular e nos mantém com aparência jovem por mais tempo.

É extremamente benéfico a digestão por ser grande fonte de fibras, assim mantém o intestino funcionando sem anormalidades. Possui o nutriente isotiocianatos responsável por proteger a mucosa do estômago e impedir a proliferação de bactérias nesta área. Os antioxidantes presentes permitem que o brócolis atue como preventivo ao combate do câncer. Os antioxidantes carotenoides, sulforafano, flavonoides e isotiocianatos facilitam a eliminação de toxinas causadoras do câncer.

     Benefícios do Brócolis para a musculação

As proteínas contidas nesse vegetal são ótimas aliadas na construção e manutenção dos músculos. Para cada 100 gramas de consumo de brócolis, você estará ingerindo 2,8 gramas de proteína. E para quem pretende ganhar músculos deve saber que as proteínas necessitarão fazer parte do seu dia a dia.

Propriedades

O brócolis é rico em minerais tais quais o potássio, cálcio, ferro, zinco e sódio e é composto por vitaminas do complexo A, B1, B2, B6, C e K. Contém fibra alimentar e é considerado um excelente alimento, pois além de suas riquíssimas propriedades ainda possui pouca caloria (apenas 36 calorias para cada 100 gramas). Sua propriedade anticancerígena e sua excelente ajuda no combate a doenças do coração, úlceras e gastrite vem ganhando cada vez mais adeptos do seu consumo

Entenda um pouco mais sobre algumas propriedades do brócolis:

  • Indole 3 Carbinol. Nutriente encontrado apenas em vegetais crucíferos e tem o poder de combater o câncer;
  • Sulforafano. Tem efeitos protetores contra diversos tipos de câncer;
  • Kaempferol. Antioxidante que protege o corpo contra doenças do coração, inflamação, alergia e câncer;
  • Quercetina. Antioxidantes com diversos benefícios a saúde;
  • Carotenoides. Contribui para a saúde dos olhos.

Como fazer refeições com Brócolis

O brócolis pode ser apreciado de várias maneiras: cru, cozido, no forno e até incorporado em pratos como sopas, carne, peixe, macarrão e risotos e saladas. Ele é uma das verduras com muitas propriedades que caem bem com diversos pratos. Quase não tem gordura, por isso é tão procurado para quem faz dieta.

É importante saber que a forma como você prepara suas refeições a base de brócolis faz total diferença. O corte é o primeiro ponto a se observar. Nada no brócolis é descartado e seu tronco pode ser cortado em cubinhos para incrementar as sopas e caldos por exemplo.

As flores, devem ser bem lavadas e podem ser incorporadas a saladas. Ficam bem saborosas e dão beleza ao prato. Se preferir o brócolis cozido, é recomendado que o faça no vapor e com pouca água, pois o excesso poderá acarretar em perda das propriedades. 3 a 5 minutos já é o suficiente para manter o brócolis com consistência e com todas as propriedades. Se quiser cozinhá-los na água quente, não deverá ultrapassar 2 minutos. Após o cozimento coloque-o em água com gelo para que, através do choque térmico, pare o processo de cozimento.

Brócolis romanesco

Brócolis romanesco

Poderá congelar o brócolis para manter suas propriedades por mais tempo, mas antes, deverá secá-los e colocá-los em saco plástico próprio para este fim. Não ultrapasse três meses nessas circunstâncias.

Dicas de consumo

O consumo do brócolis irá depender exclusivamente do seu gosto. Poderá usar sua criatividade e criar novos pratos. Só não deverá esquecer o tempo de cozimento, de armazenagem no congelador e limpeza adequada para retirar quaisquer micro-organismos que fazem mal ao nosso corpo.

Crus, em saladas, cozidos ou incorporados a molhos são uma delícia e nos proporciona muito bem. Mas se você espera por uma forma diferente de consumir o brócolis, vai aqui uma receita de brócolis muito utilizado para quem está combatendo o câncer. Segue a receita.

  • Duas laranjas tipo pera;
  • Um copo americano de água mineral;
  • Duas flores de brócolis;
  • Meia cenoura

Passe todos os ingredientes no liquidificador e tome em seguida. Para melhor aproveitar a fibra contida no vegetal tome sem coar.

Pergunta dos leitores

Brócolis previne o câncer?

Sim. Pois em suas propriedades existem diversos nutrientes com ação anticancerígena.