Batata-Doce – Propriedades Medicinais, Benefícios, Engorda?

A Batata-doce trata-se de um tubérculo muito apreciado pelo seu sabor. É amplamente usado na culinária, especialmente em pratos doces. A batata-doce – cujo nome científico é Ipomoea batatas – faz parte da família das Convolvuláceas. Tem sua origem nos Andes, porém, seu cultivo se espalhou por toda a América do Sul, incluindo o Brasil.

Além de seu uso culinário, a batata-doce é rica em propriedades nutricionais e medicinais. Ela ajuda, por exemplo, a prevenir doenças e contribuir com o tratamento de diversos males.

Quais os benefícios da batata-doce?

Como já mencionado, ela possui propriedades nutricionais e medicinais. Entre os principais benefícios desse vegetal ao organismo estão:

  • Ajuda na perder peso: a nutricionista norte-americana, Shana Maleeff, esclarece que a batata-doce é uma fonte riquíssima de fibras. Assim, ela ajuda a diminuir os níveis de açúcar no sangue e os picos de insulina. Com isso, proporciona a redução da gordura localizada do abdômen, que tanto incomoda as pessoas em geral. A sugestão da nutricionista é que a batata-doce seja usada, no dia a dia, como substituta da batata comum, purê de batatas e batatas fritas.

Outros motivos que fazem a batata-doce ajudar na perda de peso é que ela possui baixas quantidades de calorias. Além de apresentar níveis médios glicêmicos e ser rica em fibras. Também é uma boa fonte de potássio. Além disso, ela oferece sensação de saciedade. Com isso sentimos menos fome e comendo menos.

  • Bom para quem quer ganhar massa muscular: atualmente, ela é um alimento obrigatório na dieta de quem quer ganhar massa muscular. Seja com o objetivo de  tonificar os músculos ou para alcançar a hipertrofia. Isso porque o tubérculo é fonte de carboidratos. Isso ajuda na formação dos músculos e oferece mais energia para suportar treinos intensos.

A batata-doce ainda contribui com o aumento da massa muscular, devido a outras substâncias contidas nela. Entre elas, as fibras e o potássio.

  • Boa para a pele: a batata-doce também pode ajudar você ter uma pele com aparência mais saudável e jovem. Isso porque ela é rica em vitaminas C e E, – que estimulam a produção do colágeno. Além disso, seu consumo protege a cútis dos raios solares nocivos.

Mais excelentes benefícios da batata-doceBatata-Doce em fatias e inteira

  • Efeito antioxidante: o tubérculo é uma fonte rica de potentes agentes antioxidantes. Eles combatem a ação dos radicais .livres, evitando diversos tipos de doenças. Ainda retardam o envelhecimento precoce.
  • Ajuda a regular o nível de de açúcar no sangue: mesmo que ela seja rica em amido, ela tem a capacidade de regular os níveis de açúcar no sangue. Com isso, ajuda os portadores de diabetes do tipo 2 a manter a doença sob controle. Pesquisas recentes também apontam que a batata-doce estimula o pâncreas a produzir mais insulina.
  • Boa para os cabelos: por ser rica em vitamina A e betacaroteno, a batata-doce ajuda a fortalecer os fios e ainda estimula o crescimento dos cabelos, além de dar mais brilho. É um excelente ingrediente para preparar máscaras capilares caseiras.
  • Benefícios para o coração: a batata-doce é rica em vitaminas B6 – que ajuda a reduzir a homocisteína. Essa substância trata-se de um aminoácido que, se estiver em doses elevadas no organismo, pode causar infartos e doenças vasculares. Além disso, o potássio presente nela ajuda a reduzir a pressão arterial e regular os batimentos cardíacos.
  • Ajuda na prevenção do câncer: pesquisas apontam, por exemplo, que dietas ricas em betacaroteno, substância abundante na batata-doce, protege os homens contra o câncer de próstata. Outro estudo realizado pela escola de Nutrição e Saúde Pública da Universidade de Harvard (Estados Unidos) mostrou que o betacaroteno também evita o desenvolvimento de tumores no colo do útero das mulheres.
  • Controla o estresse: por ser fonte de magnésio, esse vegetal é um excelente aliado para combater estados de estresse. Promove um efeito calmante, relaxante e que induz ao bom humor – reduzindo os sintomas do estresse.

Propriedades medicinais

A batata-doce é um alimento rico em ácidos graxos, ômega 3, fósforo, magnésio, sódio potássio e zinco. Também é fonte de  vitaminas A, B, C, K e E. O tubérculo ainda contém antocianina e betacaroteno. A antocianina trata-se de um pigmento que tem efeitos anti-inflamatórios para a pele. Já o betacaroteno reduz o risco de diversas doenças, como problemas cardiovasculares, câncer, problemas na retina, catarata, etc.

As vitaminas A, B e C possuem agentes  antioxidantes – que combatem a ação dos radicais livres. Com isso, previne diversas doenças, além de retardar o envelhecimento.

Calcula-se que uma batata doce de tamanho médio possui mais do que as necessidades diárias de vitamina A de um adulto. Além disso, fornece 1/3 do que precisamos por dia de vitamina C, 15% de fibras e cerca de 10% de potássio.

Esse tubérculo ainda pode proteger a saúde de pessoas fumantes. Isso porque o cigarro causa deficiência de vitamina A, que pode ser reposta com o consumo regular da batata-doce.

Batata-doce engorda ou emagrece?

Se consumida corretamente, ou seja, cozida ou assada e sem exageros, ela ajuda na perda de peso. Isso porque ela é rica em fibras – o que estimula o bom funcionamento intestinal e ajuda a reduzir a quantidade de açúcar e gorduras absorvidas pelo organismo.

Ainda reduz os níveis de açúcar no sangue e os picos de insulina – contribuindo para a redução da temida barriga saliente. Também promove sensação de saciedade, controlando o apetite.

Como fazer as Melhores receitas de batata-doce?

Como fazer purê de batata-doce?

O purê de batata-doce, além de saboroso, é fácil de preparar. A seguir, veja como fazer o purê:

Purê de batata-doce

Ingredientes

  • 4 batatas médias doces
  • salsa picada
  • 1 cebola média picada
  • 2 dentes de alho picados
  • cebolinha picada
  • 1 colher de sopa rasa de margarina
  • 1 sachê de tempero pronto, do sabor de seu gosto
  • um pouco de leite
  • sal a gosto

Modo de Preparar

Prato com Purê de batata doce

  1. Cozinhe as batatas, escora bem e passe-as por um espremedor
  2. Refogue a margarina, a cebola e o alho em uma panela
  3. Adicione ao refogado, a batata-doce espremida, o sachê de tempero, a salva, a cebolinha e o leite.
  4. Mexa bem até adquirir a consistência de purê
  5. Caso a mistura fique muito espessa, adicione mais um pouco de leite. Está pronto o purê de batata-doce!

Dietas de batata-doce para musculação

Se você quer consumir batata-doce para adquirir músculos muito mais tonificados ou mesmo atingir a hipertrofia, ela é uma grande aliada para a malhação. Isso porque possui carboidratos que participam da formação muscular, além de oferecer mais energia para atividades físicas intensas.

Os melhores momentos para consumir a batata-doce por quem malha é antes e imediatamente depois da prática da musculação. Você pode consumi-la pura e cozida, assada ou em forma de purê.

Quais os efeitos colaterais e contraindicações

Assim como acontece com diversos alimentos, o consumo em excesso da batata-doce pode trazer efeitos colaterais. O tubérculo, por exemplo, é rico em agentes goitrogênicos, que, em exagero no organismo, reduz a absorção do iodo – importante para o bom funcionamento da tireoide.

Assim, se houver excessos no consumo da batata-doce, a pessoa corre o risco de desenvolver problemas tiroidianos, como gipertireoidismo, hipotireoidismo, doença de Graves, tireoidite de Hashimoto ou até mesmo o câncer de tireoide. O consumo ideal é de até 5 batatas doces médias por dia.

Não há contraindicações para o consumo moderado desse vegetal.

Pergunta dos leitores

Quantas proteínas tem uma batata-doce?

A batata-doce apresenta cerca 1,6 g de proteínas a cada 100 g.