Amêndoa – Óleo de Amêndoa, Benefícios e Malefícios, Como Consumir?


As amêndoas são excelentes frutas inibidoras de apetite. Por isso, indicamos que seu consumo seja realizado no lanche da manhã ou no lanche da tarde. Você também poderá ralar a amêndoa para substituí-la pelo queijo, permitindo com isso uma alimentação mais saudável.

Elas também são bastantes utilizadas em receitas de biscoitos e bolos. Neste caso, é utilizada a farinha de amêndoa como substitutos da farinha de trigo. Desta forma, suas receitas passam a não ter glúten. Para quem não dispensa uma boa manteiga, mas vive lutando contra a balança, outra excelente opção é a manteiga de amêndoas. Ela pode ser incorporada tanto em receitas doces como em salgadas. O leite de amêndoas também é muito utilizado por ser bastante saudável e ajudar quem sofre com as indesejadas prisões de ventre

Benefícios da Amêndoa

As amêndoas levam a diversos benefícios se forem consumidas diariamente. A ciência confirmou quem quem a consome com regularidade mantém o corpo com melhor circulação sanguínea e com níveis baixos de colesterol ruim. Seus efeitos não são minimizados se for consumida juntamente com outras frutas secas.

As amêndoas também controlam o teor de glicose no sangue e é excelente inibidor de apetite. Pois mantém por mais tempo a sensação de ansiedade. Vários estudos já foram realizados e identificado o forte poder que esta fruta possui em controlar a sensação de fome e os níveis de açúcar no organismo. Essas frutas secas são ricas em Ômega 3 e esta substância é essencial para a saúde do coração. Além de ser anti-inflamatório, fortalecer o sistema imunológico, contribuir para a saúde da pele e tantos outros.Foto de Amêndoas


As amêndoas possuem gorduras benéficas ao corpo que levam a ações anti-inflamatórias e antioxidantes. Elas possuem total poder em combater os radicais livres presentes no corpo.

Malefícios da Amêndoa

Se consumidas em excesso, a amêndoa poderá levar à problemas relacionados a constipação e distensão abdominal por sua riqueza em fibras. Mas se ainda assim, gostar de comê-la a dica é associá-la ao consumo de muita água. Caso esteja em dieta e esta seja rica em manganês, o consumo da amêndoa causará interações medicamentosas. Isto porquê, esta fruta já possui altos índices de manganês. Por isso, esta situação levará a excesso da substância ao corpo, causando desequilíbrio.

O ideal é que o corpo consuma até 15 mg diárias de vitaminas do complexo E. Se o indivíduo consumir a amêndoa em grandes quantidades, seu corpo poderá absorver mais de 1000 mg desta vitamina levando a flatulências, visão turva, diarreia, letargia, dores de cabeça e tonturas. Por conterem 163 calorias elas poderão levar ao ganho de peso se consumidas em excesso. Se mesmo assim, você não pretende diminuir a quantidade de consumo diário, então deverá associar o consumo à prática de exercícios físicos que irão ajuda-lo a manter o corpo com os quilinhos desejados.

Um dos principais malefícios da amêndoa é o aumento dos níveis de toxina no corpo. Além disto, as amêndoas amargas podem levar a problemas tais quais problemas respiratórios graves e retardamento do sistema nervoso. Isto ocorre por causa do ácido cianídrico que esta fruta contém. É raro acontecer, mas alergias podem surgir com o consumo desregrado da amêndoa. Por isso fique atento se apresentar dificuldades em respirar ou erupções cutâneas por exemplo.

Dependendo de onde tenha sido cultivada, as amêndoas podem apresentar crescimento de bactérias prejudiciais ao organismo. Por isso, em variados países, a venda da fruta crua é considerado ilegal.

Como consumir?

Para que seu consumo leve benefícios à saúde é aconselhável não ultrapassar o consumo de 40 gramas diárias. Este valor equivale a 30 unidades diárias. Evita comê-las todas de uma vez. O ideal é fracioná-las ao longo do dia.

Esteja atento a adição de sal. Isto porquê 100 gramas de amêndoa temperada pode chegar a ter 279 mg de sódio e seu excesso é prejudicial ao coração. Se for comprar amêndoa em confeitarias, poderá estar adquirindo um produto com altos índices de açúcar e poucas gorduras e fibras. Por isso, é preferível que consuma a amêndoa em sua versão natural.

Usos do óleo Amêndoa

Exitem dois tipos de amêndoas. As doces e as amargas. As doces são a primeira escolha no momento da extração do óleo de amêndoas doces. No caso das amargas, são extraídos o óleo essencial. Independente de qual óleo vá utilizar, você terá várias formas de usá-lo.

Para o fortalecimento dos cabelos, você poderá incorporá-lo ao xampu. Se costuma sofre com couro cabeludo ressecado, poderá aplicá-lo diretamente, assim evitará a descamação. Também pode ser aplicado para massagear  corpo e proporcionar maior suavidade ao corpo. Nos bebês ele é bastante utilizado e também no alívio das dores provocados pelas cólicas. Fortalece as unhas e age retirando a maquiagem do rosto. Como não causam alergias, podem substituir os produtos industrializados e causar o mesmo efeito de remoção dos produtos.

O óleo de amêndoas poderá ser comprado para substituir o óleo de cozinha ou azeite. Ele possui propriedades benéficas a saúde como o ômega 3, gorduras monoinsaturadas e ácidos graxos.

Equilibra os níveis de colesterol no corpo e age no sistema digestivo agindo como laxante natural. Se você sofre com problemas intestinais coloque algumas gotas de óleo de amêndoas em um copo de leite morno e tome antes de deitar a noite. Para que os efeitos sejam garantidos, o óleo de amêndoa deve ser consumido em seu estado natural, longe daqueles industrializados que podem ser facilmente encontrados em loja de cosméticos e que poderão levar a malefícios a sua saúde.

ContraindicaçõesRecipiente com Óleo de amêndoa

Embora sejam frutas e não tenham passado por nenhum processo industrializado. Elas não são totalmente inofensivas a depender do estado de saúde ou do tipo de alimentação que o indivíduo estiver consumindo. Se você sofre com herpes, estas frutas não são recomendadas. Pois em sua composição possuem o aminoácido arginina responsável por promover o desenvolvimento acelerado do vírus.

Caso seu problema esteja voltado a problemas relacionados aos rins ou cálculos biliares por exemplo, seu consumo poderá ocorrer, mas sempre com moderação. Isto porquê, as frutas secas com casca rija são ricas em oxalato e esta substância poderá agravar o seu problema.

Onde comprar?

As amêndoas poderão ser encontradas em mercados públicos, lojas de produtos naturais tanto física quanto pela internet e até em supermercados.

Pergunta dos leitores

Quantas Amêndoas posso comer por dia para emagrecer?

Não só as amêndoas como as frutas secas em geral devem ser consumidas por no máximo a quantidade de 40 gramas diárias. Este valor irá corresponder, a depender do tamanho das castanhas, de 15 a 20  unidades. O risco do consumo exagerado é levar ao corpo excesso de calorias e vitaminas e no lugar de deixá-lo saudável, acabar por prejudicá-lo. A pele deve ser considerada na hora do consumo.

Elas também podem ser encontradas na forma de manteiga, farinha, óleo de amêndoa e leite. Como se consome esta fruta torna-se insignificante, pois o que importa mesmo é consumi-las nas doses corretas diárias para que causem efeitos saudáveis e nutritivos.

Amêndoa crua faz mal?

As amêndoas são indicadas a comerem em seu estado bruto ou torrado. Por isso, poderá ingeri-la crua normalmente. Atente-se apenas a fonte que foi comprada esta castanha. Pois se não for bem colhida e higienizada poderá ocorrer o aparecimento de bactérias que certamente prejudicarão seu corpo.