Ameixa – Benefícios, Tipos de Ameixa, Emagrece? Solta o intestino?

A ameixa é o fruto da ameixeira. Embora muitas pessoas não saibam, ela é uma fruta com caroço que pertence à mesma família da nectarina, do pêssego e do damasco. A sua origem é incerta pois ela esta presente em diversos países, sendo um fruto conhecido no mundo inteiro.

Ao todo, existem mais de 2 mil variedade de ameixa que se diferenciam pela dor, indo desde o vermelho ou roxo mais intendo até amarelo ou verde.

O seu sabor é levemente azedo ela pode ser consumida in natura ou desidratada. A famosa ameixa seca que auxilia no funcionamento do intestino.

Então, se você quer saber um pouco mais sobre a ameixa, suas propriedades e tipos, continue lendo e descubra tudo o que você precisa saber sobe ela. Vamos lá?!


Para que serve a Ameixa?

A ameixa é um excelente alimento, fonte de muitas vitaminas, fibras e minerais. Juntos, eles podem ser utilizados par diversas finalidades.

A ameixa, por exemplo, ajuda a equilibrar os níveis de sódio do organismo, ajuda na saúde dos ossos, combate a degeneração cerebral, ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares e crônicas, entre muitas outras.

No entanto, ela serve e é bastante utilizada para estimular o funcionamento do intestino, combatendo a constipação, e também para o emagrecimento.

Tipos de ameixa

Como já foi dito anteriormente, existe uma grande variedade de tipos de ameixas. No entanto, pode-se dizer que mais amplamente, é possível distinguir duas variedades. Uma são as europeias, que possuem mais fibras solúveis e menos água, sendo ideais para secar. A outra são as japonesas, que possuem mais sumo e são ideais par o consumo in natura.

O que se acredita é que as variedades europeias variam de da Prunus domestica. Esse é um tipo de ameixeira presente no Mar Cáspio. A P. saliciana também é outro provável antepassado das variedades europeias e sul-africanas.

No entanto, dentro de cada uma dessas divisões é possível encontrar mais uma grande variedade de tipos. Elas variam em cor da polpa, cor da casca, acidez e também doçura.

Benefícios da AmeixaAmeixas

Como já foi possível perceber, a ameixa é um fruto muito poderoso, rico em nutrientes importantes para a saúde. Como não poderia ser diferente, o seu consumo oferece diversos benefícios para a saúde. Conheça os benefícios da ameixa:

Emagrecimento

Embora a ingestão de frutas deva ser feita com cautela em uma dieta, por causa dos altos índices de açúcar, a ameixa pode ser uma aliada nesse processo. Isso porque ela apresenta uma alta concentração de fibras. Apenas 100 gramas da fruta fresca possui 2,4g de fibras alimentares.

Vale lembrar que as fibras são imprescindíveis par o emagrecimento, pois favorecem o funcionamento dos intestinos. Além disso, fazem com que o alimento fique mais tempo no estômago e ainda absorve água. Isso aumenta a saciedade e evita picos nos níveis de açúcar no sangue.

Ajuda na aquisição de massa muscular

O potássio é um mineral que, juntamente com o sódio, ajuda na transmissão dos impulsos nervosos par contração muscular. A falta de potássio, por sua vez, pode levar ao surgimento de cãibras e também à fadiga muscular. A boa notícia é que a ameixa é rica em potássio. Com isso, o alimento é excelente para quem pratica atividades físicas e busca o ganho de massa muscular.

Auxilia na manutenção dos níveis de glicose no sangue

Por ser um alimento de baixo índice glicêmico, a ameixa ajuda a controlar a glicemia. O fato é que a diabetes, por exemplo, está associada com a altos níveis de glicemia, sem falar em outras doenças metabólicas.

Além disso, os picos de açúcar na corrente sanguínea são inimigos de quem está tentando emagrecer e eliminar gordura. Isso porque eles favorecem o acúmulo de gordura, especialmente na região abdominal.

Proteção contra câncer envelhecimento precoce e doenças cardiovasculares

A ameixa é rica em polifenóis e flavonoides, que são poderosos compostos antioxidantes, bem como a Vitamina C. Essas substâncias atuam no organismo combatendo os radicais livres que causam danos às células e levam ao envelhecimento precoce e ainda favorecem o surgimento de doenças no coração.

Diminuição do colesterol

As fibras insolúveis da ameixa são metabolizada no intestino grosso, por bactérias lá presentes. Com isso, produz-se ácidos graxos de cadeia curta, incluindo o ácido propiônico. Segundo estudos, esse ácido inibe uma das principais enzimas envolvidas no colesterol. Com essa enzima em menor atividade, o colesterol é menos sintetizado, diminuindo seus níveis.

Regulação do funcionamento intestinal

A ameixa é muito conhecida por seu efeito laxativo, que ajuda a acabar com a constipação. Isso acontece por causa do seu alto teor de fibras insolúveis.

Saúde dos ossos

Diversos estudos estão mostrando que a ameixa ajuda a na recuperação e manutenção da estrutura óssea. Isso por conta de seus flavonoides e outros compostos fenólicos. ela ainda contém um micronutriente chamado boro, que tem um importante papel na manutenção da densidade óssea.

Ajuda na prevenção da anemia e melhora a imunidade

A ameixa é fonte de ferro, que por sua vez é essencial na formação dos glóbulos vermelhos para o transporte de oxigênio no sangue. A ameixa também e rica em vitamina C, que melhora a absorção de ferro pelo organismo. Assim, ajuda a melhorar as defesas do corpo e ainda aumenta a absorção do nutriente.

Valor nutricional

A ameixa é rica em diversos nutrientes, vitaminas e minerais. Além disso, é um alimento de baixo índice glicêmico. Então, veja o valor nutricional da ameixa, considerando uma porção de 100 gramas da fruta:

  • Valor energético ………. 177.4 kcal (9%)
  • Carboidratos ……….47,7g (16%)
  • Proteínas ………. 1,0g (1%)
  • Gorduras saturadas ………. 0,1g (0%)
  • Gorduras poli-insaturadas ………. 0,1g (-)
  • Fibra alimentar ………. 4,6 g (18%)
  • Fibras solúveis ………. 0,1g (-)
  • Cálcio ………. 39,2mg (4%)
  • Vitamina C ………. 5,2mg (12%)
  • Piridoxina B6 ………. 0,1mg (8%)
  • Fósforo ………. 26,1mg (4%)
  • Manganês ………. 0,2mg (9%)
  • Magnésio ……….14,5mg (6%)
  • Lipídios ……….0,3g (-)Ameixas vermelha, roxa, verde e laranja
  • Ferro ……….2,7mg (19%)
  • Potássio ……….263,3mg (-)
  • Cobre ……….0,2ug (0%)
  • Zinco ……….0,2mg (3%)
  • Riboflavina B2 ………. 0,2mg (15%)
  • Sódio ………. 2,8mg (0%)

Os valores diários (%) se baseiam em uma dieta de 2.000 calorias. Esses valores diários podem ser maiores ou menores, de acordo com a necessidade de cada um.

Ameixa emagrece?

Sem dúvidas a ameixa ajuda na função intestinal, acabando com a constipação por ser uma rica fonte de fibras. Além disso, por causa das fibras, há uma maior sensação de saciedade. Isso influencia diretamente no controle do apetite e da vontade de comer doces. Assim, uma quantidade menor de calorias é ingerida durante o dia.

Sem dúvidas isso é algo extremamente importante para a perda de peso, visto que o principio do emagrecimento é consumir menos calorias do que se gasta.

Então, sim, pode-se dizer que a ameixa em si não possui propriedades emagrecedoras. No entanto, ela contribui ativamente par ao processo de emagrecimento de outras formas, sendo uma importante aliada.

Para isso, pode-se consumir a fruta, a água de ameixa e até mesmo a ameixa seca.

Precauções e contraindicações

Embora seja extremamente rica de vitaminas e nutrientes, a ameixa pertence ao grupo de alimentos que contém oxalatos. Essa substância está presente em animas, plantas e também nos humanos.

Ela não é prejudicial quando encontrada em pequenas quantidades. No entanto, quando seus níveis ficam muito concentrados nos fluídos corporais, pode ocorrer sua cristalização. A consequência disso é o surgimento de cálculos renais, na vesícula ou biliares.

De maneira alguma isso significa que as pessoas que possuem problemas hepáticos ou biliares não possam comer ameixa. Porém, a recomendação é que isso seja feito com cautela sempre.

Pergunta dos leitores

Ameixa preta solta o intestino?

Sim, a ameixa é riquíssima em fibras que ajudam no funcionamento do intestino. Com isso, ela acaba com a constipação.

Pronto, agora você já sabe um pouco mais sobre a ameixa, para que serve, suas propriedades, valores nutricionais e seus muitos benefícios. Aproveite.