Almeirão – Benefícios e Propriedades, Suco de Almeirão, Como Comer?


O almeirão pertence ao gênero do Cichorium e pode ser encontrado também com o nome de chicória amarga. O almeirão é uma planta herbácea perene originária da Europa. Mas é apreciada e cultivada em diversos países. Faz parte da família Asteraceae e juntamente com ela a alface e as serralhas também. Suas folhas são ricas em nutrientes e fontes de vitaminas do complexo A, B e C. Além disto, contêm ferro, fósforo e cálcio. Possui um sabor amargo, bem característico da planta, mas mesmo assim se mantém presente em variadas receitas culinárias nas mais diversas culturas.

Possui duas substâncias responsáveis pelo amargor em seu sabor, a lactucina e a lactupicrina. Juntas são bastante benéficas a saúde por causa de sua ação analgésica. O almeirão é forte e resistente e costuma se desenvolver melhor em lugares em que haja uma boa exposição solar.

Esta planta tem folhas robustas e verdes recobertas com pelos e em formato lanceolado. Sua raiz é alongada e em formato de cônico. O caule é ereto e duro com bastante ramificações. Possui flores liguladas com variedade na coloração que vai do azul ao roxo. Pode chegar a atingir de 40 cm a 1 m de altura. Produz frutos que podem ser colhidos após 70 dias de plantio.

Benefícios do Almeirão

O almeirão possui excelentes benefícios a saúde como por exemplo sua ação analgésica. Além desta o almeirão também é laxante, diurético, antioxidante e vermífugo. É excelente no combate aos radicais livres, às doenças degenerativas, eliminação de toxinas e o envelhecimento precoce. Como é rico em fibras acaba se tornando grande aliado ao bom funcionamento do intestino.Foto de um maço de Almeirão


O almeirão é comumente utilizado para tratar problemas no fígado, rins, vesícula e estômago. Para quem sente dificuldades em se alimentar, ele surge como estimulante de apetite, além de proporcionar uma boa digestão. Problemas como apendicite, inflamações no abdômen, baço e tantos outros podem ser tratados com o uso diário do almeirão.

Propriedades

O almeirão possui poucas calorias. Contém vitamina do complexo A, B, B2, C, niacina, ferro, cálcio, fibras, fósforo, ferro, além das substâncias responsáveis pelo amargor característico, a lactupicrina e a lactucina. Em suas propriedades estão presentes  a ação laxante, analgésica, tônica, diurética, antioxidante, vermífuga e estomacal. As propriedades antioxidantes atuam combatendo os radicais livres que são responsáveis pelo envelhecimento precoce. Além disto, o antioxidante ajuda a prevenir doenças degenerativas. A fibra presente nas folhas faz a liberação das toxinas do corpo e permite um melhor funcionamento do intestino.

Variedades de almeirão

São muitas as variedades do almeirão. Mas as principais são a Catalonha, Radiche de folhas largas, Pãp-de-Açúcar, Palla Rossa, Spadona e Madnesburdo de raiz. Em várias regiões do Brasil é possível encontrar o almeirao do mato. Ele é bastante apreciado porque não possui tanto amargor como os demais. Todas as variedades de almeirão, como a grande maioria das hortaliças, tendem a se estragar rápido após colhidos. Por isso, é preciso saber escolher bem as folhas quando comprar. O ideal é levar para casa apenas a quantidade ideal para o consumo do dia.

Opte sempre pelos pelos maços que estejam firmes e sem amassados com as folhagens inteiras e brilhosas. Verifique se as folhas estão verdes, sem pontos escuros e firmes. Se optar por comprar o almeirão já lavado, cortado e embalado atente-se a temperatura dele. Se faz necessário que esteja resfriado. Observe também o prazo de validade e coloque-o imediatamente na geladeira ao chegar em casa para mantê-lo refrigerado.

Contraindicações e efeitos colaterais

Embora seja uma planta, o almeirão é contraindicado para pessoas que estejam com diarreia e febre. Em relação ao efeitos colaterais, nada foi constatado.

Como consumir o Almeirão

O consumo do almeirão ocorre geralmente em saladas ou pratos quentes. Muitas pessoas, no preparo da salada substituem a couve, a chicória e o espinafre pelas folhas do almeirão. Como suas folhas possuem um amargor que não agrada a todos, existe maneiras de suavizá-lo como por exemplo lavando as folhas e cortando-as para logo após inseri-las em água fria. Quando for consumi-lo, após lavar bem as folhas retire bem o excesso de água e se quiser armazená-las já limpas basta colocá-las em sacos plásticos ou vasilhas com tampas na geladeira.

Sucos de Almeirão e seus benefícios

Com todos os benefícios que o almeirão carrega, ele não poderia ser utilizado apenas nos preparos de saladas e pratos quentes. Seu uso também ocorre em sucos e chás. Para quem faz uso de uma alimentação mais saudável para manter o corpo com os quilinhos desejados, o suco a base de almeirão é bastante indicado, pois ele auxilia na queima de gordura, além de acelerar o metabolismo o que ajudará e muito na queima de gordura localizada. Alá disto o suco de almeirão ajuda a combater a ansiedade e nervosismo. Aprenda como fazer um delicioso suco a base de almeirão.

Copos com suco de Almeirão

Bata no liquidificador uma maçã, duas colheres de linhaça, três folhas de almeirão, algumas folhas de hortelã, cenoura, abobrinha ou beterraba, aipo e mel a gosto. Se preferir bata com gelo e se delicie com esse suco cheio de benefícios, leve e delicioso.

Cuidados ao comer

O almeirão é aquele tipo de verdura que as pessoas costumam torcer o nariz quando ouvem falar. Isso tudo porque seu sabor possui um amargor bem característico da hortaliça. Mas existem maneiras de mascar o amargor e deixar o almeirão com um visual bonito e bem saboroso. E o melhor, você irá aproveitar todos os benefícios que ele contém.

Prefira comer o almeirão sempre fresquinho, especialmente se for colocá-lo nas saladas. Lave bem as folhas em água corrente e deixe de molho em um litro de água filtrada e uma colher de sopa de água sanitária, por melo menos 20 minutos. Passado o tempo, enxague bem, escorra o excesso da água e consuma como preferir. Se após lavado, você quiser guardar as folhas, saiba que se bem armazenada em vasilhas tampadas, o almeirão poderá permanecer saudável na geladeira por até 3 dias.

Conhecendo agora todos os benefícios que o almeirão contém você não deve deixá-lo de fora do seu cardápio. Seja para manter seus nutrientes em dia ou para manter o corpo magro e saudável, seu uso se torna indispensável para os indivíduos.