Acelga – Receitas com Acelga e Remédio Caseiro, Benefícios

A acelga é um dos alimentos com mais nutrientes importantes para a nossa saúde. Seu uso vai desde a culinária, no preparo de sopas, refogada, em salada, como também possui muito valor como uma planta medicinal capaz de ajudar no tratamento e prevenção de inúmeras doenças. Conheça abaixo um pouco mais sobre essa maravilha da natureza.

O que é Acelga?

A acelga é uma planta originária da Europa, e hoje é muito cultivada em todo o mundo. Seu nome científico é Beta vulgaris. Uma verdura muito rica em fibras, importante para regular o funcionamento do intestino. É uma planta e raiz tuberosa, de folhas grandes e verde-claras, e suas hastes na cor branca, vermelhas ou amarelas. Isso depende da sua variedade.

Benefícios da Acelga

Muita gente ainda não conhece os benefícios que a acelga oferece para a saúde. E são muitos. Veremos abaixo os principais deles:

  • Boa para a saúde do coração: ela ajuda a desativar as reações pró-inflamatórias do nosso organismo, que contribuem para aumentar o colesterol. Aumentando o colesterol, o indivíduo tem maiores chances de ter um AVC, um ataque do coração ou ainda alguma outra doença vascular.
  • Rica em antioxidantes: muito tem se falado hoje em dia no poder dos antioxidantes para combater os radicais livres do organismo, que causam muitas doenças, além do envelhecimento precoce.
  • Contribui para a saúde digestiva: ajuda a diminuir inflamação no trato digestivo, além de regular movimentos digestivos, capazes de extrair as toxinas do nosso organismo. Suas fibras também ajudam a melhorar a saúde digestiva, do cólon, regular os níveis de glicose no sangue, aumenta a sensação de saciedade, além de prevenir a diarreia e a prisão de ventre.Foto de um maço de Acelga
  • Ajuda na saúde dos ossos: a vitamina K e o cálcio presentes na acelga ajudam a manter a saúde dos ossos, e fortalecem a estrutura do nosso esqueleto.
  • Ajuda na saúde da função cerebral: acredita-se que seus antioxidantes protegem as células cerebrais de mutações e protegem o DNA contra danos.
  • Fonte de magnésio: em uma xícara de acelga cozida, podemos encontrar cerca de 38% da quantidade de acelga que precisamos por dia. Esse mineral ajuda a prevenir câimbras musculares, dores, além de prevenir alguns sintomas que podem estar relacionados com o estresse, como as alterações de humor, a pressão alta, a insônia, e a dor de cabeça.
  • Ajuda a controlar o diabetes: isso se deve ao antioxidante ácido alfalipóico presente na acelga. Ele ajuda a aumentar a sensibilidade à insulina e reduz os níveis de glicose.

Propriedades medicinais

A acelga contém muitos nutrientes essenciais ao nosso organismo, como o ferro, iodo, o potássio, o magnésio, além de ser muito rica em vitamina A, niacina e vitamina C. Os nutrientes, vitaminas e minerais presentes em sua composição são de extrema importância para a nossa saúde. Ela´é muito importante no tratamento do diabetes, importante fonte de magnésio, e muito mais.

Usando como um remédio caseiro

Além de ser um alimento muito saboroso, a acelga também pode ser usada como uma planta medicinal. Vejamos abaixo algumas das aplicações da acelga para o tratamento de alguns problemas de saúde:

– Para tratar dores estomacais, inflamações ou intestino desregulado, pode-se tomar 1 copo de suco de acelga com limão.

– Para tratar cicatrizes, hemorroidas e queimaduras, usa-se o cataplasma de suas folhas maceradas externamente.

– Para tratar cálculos biliares, pode-se tomar 1 copo de suco de acelga em jejum por dia.

– Para a prisão de ventre, inflamações da bexiga, hemorroidas, enemas, gastrite, enfermidade da pele, colite catarral, diarreias sanguinolentas, febre tifoide, evacuação dolorosa, usa-se a decocção da folhas.

– Para tratar furúnculos, úlceras, queimaduras, contusões e feridas, pode usar cataplasma das folhas cozidas como emoliente.

Além de várias outras aplicações…

Receitas com Acelga

Como fazer salada de Acelga?

A salada de acelga é uma das aplicações mais comuns dessa planta. Veja abaixo uma sugestão de salada de acelga com chuchu:

Ingredientes:

– 1 pé de acelga

– 1/2 cebola picada

– 2 tomates maduros picados e sem sementes

– 2 chuchus picados não muito cozidos, para que não despedacem

– sal a gosto

– 1 colher de sopa de suco de limão

– 2 colheres de azeite de oliva

– pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo:

– Lave todos vegetais muito bem.

Prato com salada de acelga e tomates

– Corte as folhas de acelga em tiras bem finas em uma saladeira.

– Adicione os tomates, a cebola, o chuchu e os temperos (o sal, o azeite, o suco de limão e a pimenta-do-reino)

– Prove e acerte o tempero, se precisar.

Como fazer Acelga refogada?

Ingredientes:

– 1 maço de acelga

– 1/2 cebola picada

– 2 dentes de alho amassados ou picados em pedaços bem pequenos

– 1/2 colher de sal

– 2 colheres de óleo de soja

Modo de preparo:

– Vale a acelga e pique bem fininha

– refogue o alho e a cebola no óleo

– Adicione o sal e a acelga

– Refogue a acelga por alguns minutos em fogo médio

– Quando estiver no ponto, as folhas ficarão mais escuras

Contraindicações

O seu uso deve ser moderado para evitar que ela dificulte a absorção de cálcio pelo nosso organismo.