Abacate Engorda? Posso usar no cabelo? Veja 9 benefícios do abacate!

O abacate é uma fruta muito nutritiva e saborosa. Embora ela tenha a fama de ser gordurosa, se consumida da maneira correta, ela não provocará o aumento de peso. E ainda irá garantir uma série de benefícios para a saúde.

Ele tem sua origem no México e na América Central. Pertence à espécie Persea americana. Existem várias espécies diferentes de abacate. E os principais produtores são o Brasil, o México, Estados Unidos, República Dominicana, Chile, Peru, Indonésia, Guatemala e Colômbia.

A cor do abacate é verde bem vivo. De acordo com o que vai amadurecendo, a sua casca começa a escurecer e fica quase preta. Também sua polpa é verde-clara, com textura cremosa e sua semente fica no interior da fruta.9

Quais os benefícios do Abacate?

Conheça abaixo 9 benefícios que o abacate oferece para a saúde:


  • Poder anti-inflamatório: reduz os impactos que a artrose , reumatismo e gota causam. Ele tem um efeito positivo, que ajuda o colesterol bom no nosso corpo, protegendo as artérias.
Benefícios do abacate
Benefícios do abacate (Foto reprodução)
  • Melhora a saúde cardiovascular: o abacate ajuda a prevenir uma série de doenças cardiovasculares, reduz o nível de estressa em nossa corrente sanguínea, e combate o colesterol ruim.
  • Aumenta a absorção de carotenoides: vários alimentos possuem carotenoides, que são pigmentos de cor vermelha ou laranja, como é o caso do mamão, da manga, da batata-doce, da beterraba, e outros. Esses carotenoides são agem como antioxidantes no nosso corpo, também como precursores de vitamina A, que é muito importante para a saúde dos olhos. Como o abacate é fonte de gorduras saudáveis, ele aumenta a absorção de carotenoides, além de aumentar a absorção, ele também contém carotenoide. Consequentemente ele ajuda a absorver melhor os nutrientes dos alimentos.
  • Reduz estresse: o abacate atua no organismo reduzindo os efeitos que o hormônio do estresse causa.
  • Fluxo intestinal regular: por conter muita fibra, o ele também ajuda a manter o bom funcionamento do intestino.
  • Controle do colesterol: o abacate aumenta o colesterol bom e reduz o mau.
  • Anticâncer: a fruta contém glutationa, que é uma substância capaz de atuar bloqueando cerca de 30 agentes cancerígenos.
  • Saúde dos cabelos: hidrata o cabelo, combate a caspa, dá mais força e auxiliar na prevenção da calvície.
  • Inibe o apetite e emagrece: por ser fico em fibras, o abacate aumenta a sensação de saciedade, melhora o funcionamento do intestino e  ainda reduz os picos de glicose.

Quais o malefícios de seu consumo?

Embora seja uma fruta cheio de benefícios para a nossa saúde, o seu consumo deve ser moderado. Em um terço de um abacate de tamanho médio você já tem todos os nutrientes que o organismo precisa. Exagerar na quantidade significa um excesso de gordura desnecessário. Embora sua gordura seja boa, nada precisa ser usado de uma forma exagerada.

Vitaminas e nutrientes do Abacate

Conheça os principais nutrientes que o abacate possui:

  • Potássio, Folato, Vitaminas E, B5, C, K e B6.
  • Gordura saudável- Possui mais potássio que a banana
  • Diminui o colesterol ruim e o troglicérides
  • Rico em fibras

Os benefícios do caroço desta fruta

Muita gente não sabe, mas o caroço do abacate também é comestível e muito saudável. Por seu rica em nutrientes, a semente desse fruta tem uso medicinal, ela ajuda no tratamento de inúmeras doenças. O caroço do abacate contém quase 70% de antioxidantes de todo o fruto e muitas substâncias bioativas. O farelo feito com a semente pode ser misturado à sopas, saladas, vitaminas, e muito mais.

Como fazer a hidratação nos cabelos com o Abacate?

Hidratação com abacate:

– 1 abacate maduro e grande

– 1 colher de mel

Modo de preparo:

– Em um recipiente, amasse o abacate com o mel até ficar uma mistura homogênea. Umedeça um pouco o cabelo em água morna e aplique o creme. Aplique de forma que falte cerca de 2 cm até a raiz. Cubra os cabelos com uma touca de banho e deixe a máscara agir por cerca de meia hora. Lave os cabelos em água morna e shampoo.





Melhores receitas de Abacate

  • Guacamole 

– Polpa de 1 abacate médio maduro

guacamole

Guacamole  (Foto reprodução)

– 1 dente de alho amassado

– 1 colher de sopa de água

– 2 tomates picados sem pele e sem sementes

– Pimenta do reino moída

– 1 cebola média picada

– Limão, sal e cheiro-verde para temperar

– 2 colheres de sopa de azeite

Modo de preparo: 

– Amasse a polpa e reserve na geladeira.Em uma panela, refogue no azeite o tomate, o alho, a pimenta, a cebola e a água. Tampe para cozinhar por 2 minutos. Deixe esfriar e junte o abacate, misturando até formar uma pasta. Tempere com o sal, cheiro verde e com o limão.

  • Salada colorida de abacate

– 1 abacate médio, maduro e cortado em cubos

– 1 pepino cortado em cubos

– 500 gramas de tomate cereja cortados pela metade

– 1 colher se sopa de gergelim negro

– 1/2 manga cortada em cubos

– 1 cebola média cortada em cubos

Modo de preparo:

– Misture todos os ingredientes e pronto! Já pode servir.

  • Maionese de abacate

– 1 abacate

– ½ limão

– 1 dente de alho

– 1 punhado de manjericão

Modo de preparo:

– Amasse bem a fruta e o dente de alho. Adicione o manjericão bem picadinho e adicione o limão.

Como fazer uma vitamina desta fruta?

Veja como é fácil preparar uma deliciosa vitamina de abacate:

Vitamina de abacate
Vitamina de abacate (Foto reprodução)

Ingredientes:

– 1 abacate pequeno ou 1/2 abacate grande

– Açúcar ou adoçante a gosto

– 1 e 1/2 copo de leite

– Gotas de limão (para saber a quantidade certa de limão, parta uma unidade ao meio de aperte. Aquilo que sair é a quantidade certa, independente da quantidade de gotas). O limão é opcional.

Modo de preparo:

– Bata tudo no liquidificador e sirva imediatamente.

Como plantar o Abacate?

Pegue uma semente de abacate, de preferência orgânico. Enfie três espetos na semente e coloque em sobre a boca de um copo com água, que deve cobrir metade da semente. O copo com a semente deve permanecer perto de uma janela descansando. Isso ajudará no desenvolvimento da sua muda.

Troque a água toda semana. O broto aparecerá de 2 a 4 semanas. Fique atento para que o mosquito da dengue não bote na água. Deixe o broto no copo com água ele tenha cerca de 20 cm de altura. Retire o broto do copo e plante em um vaso. Quando a muda já estiver grande para o vaso, mude para o chão, onde a planta terá mais condições de se desenvolver e de dar frutos.

Pergunta dos leitores

Posso comer Abacate na gravidez?

Sim. O abacate é muito importante para a saúde tanto da mulher quanto do bebê. Ele contribui muito para o bom desenvolvimento do feto. Quando consumido de forma moderada, só trará benefícios para o feto. O abacate fornece uma boa quantidade de ácido fólico, que é muito importante para a formação correta do tubo neural do feto.